Repository logo
 
Publication

O meio ciclo na GNR: a sua implementação no dispositivo territorial

dc.contributor.authorQuintinha, Rui
dc.date.accessioned2015-05-05T10:01:23Z
dc.date.available2015-05-05T10:01:23Z
dc.date.issued2012-08-01
dc.description.abstractO presente Trabalho de Investigação Aplicada subordinado ao tema “O meio ciclo na GNR: a sua implementação no dispositivo territorial”, procura saber se o patrulhamento ciclo é passível de ser utilizado em todo o território nacional como forma de prossecução das missões diárias atribuídas à GNR. Sendo este um trabalho de cariz exploratório procedeu-se ao levantamento da questão central: “Será adequado e útil implementar o patrulhamento ciclo em todo o território nacional como forma de executar o patrulhamento diário?”, e das respetivas questões derivadas, que guiam toda a investigação no sentido de lhes dar resposta. Face à pergunta de partida constituiu-se indispensável verificar se o patrulhamento ciclo é uma mais-valia para a GNR, determinar as suas potencialidades e vulnerabilidades, descortinar as dificuldades sentidas pelos militares e verificar a qualidade dos meios disponíveis. Relativamente à metodologia científica recorreu-se à análise de bibliografia de autores nacionais e estrangeiros, bem como de alguns regulamentos, principalmente dois manuais de formação que são os principais documentos que abordam o patrulhamento ciclo. Relativamente à parte prática, foram realizadas entrevistas e questionário s. Durante o decorrer da investigação concluiu-se que o patrulhamento ciclo pode ser implementado em quase todo o território nacional devendo estudar-se quais os melhores locais para maximizar a sua utilização. No entanto carece ser ministrada mais formaç ão e ser melhorado o fardamento.por
dc.description.abstractAbstract This Applied Research Work, whith the theme "The cycle vehicle in the GNR: its implementati on in the territorial forces", tries to find out if patrolling on bicycles is likely to be used nationwide as a way of carry out the daily tasks assigned to the GNR. This Work has an exploratory nature from which emerged the following central question: "Is it appropriate and useful to implement the bike patrol around the country as a way to execute daily patrols?" and the derivative questions, which guide all the research. After the initial question emerged, was essential to verify if the bike patrol is na added value for the GNR, to determine its strengths and vulnerabilities, to unveil the difficulties experienced by the military and verify the quantity and quality of available resources. About the scientific methodology was used the literature analysis of national and foreign authors, as well as some regulations. Mainly two training manuals which are the main documents that address the bike patrol. In the practical part it were conducted interviews and questionnaires. During the course of the investigation it was concluded that the bike patrol can be implemented in almost all the national territory but should be studied what are the best places to maximize its use. However, it should be given more training, and uniforms must be improved.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8552
dc.language.isoporpor
dc.publisherAcademia Militar. Direção de Ensinopor
dc.subjectPatrulhamento ciclopor
dc.subject2º Esquadrão Motopor
dc.subjectBicicleta Todo o Terrenopor
dc.subjectTourist Support Patrolpor
dc.subjectPelotão ciclopor
dc.titleO meio ciclo na GNR: a sua implementação no dispositivo territorialpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files