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O efeito da animosidade e do etnocentrismo no product-country image

dc.contributor.advisorCasaca, Joaquim
dc.contributor.advisorRosa, Carlos Alves
dc.contributor.authorCerdeira, Teresa Isabel Freitas
dc.date.accessioned2019-02-26T11:04:47Z
dc.date.available2019-02-26T11:04:47Z
dc.date.issued2019-02
dc.description.abstractEm 2008 começou uma crise económica na europa afetando sobretudo os países do sul. Em 2010 o Fundo Monetário Internacional acordou juntamente com a Zona Euro, na qual a Alemanha é a economia líder, um conjunto de medidas de austeridade para resgatar essas economias. O intuito desta investigação foi perceber se a atitude dos portugueses perante a imagem que tinham da Alemanha bem como dos produtos daí oriundos foram afetadas. Por outro lado, procuraram também identificar-se as atitudes dos portugueses em relação à compra de produtos nacionais. Realizou-se um inquérito por questionário veiculado online em que foi utilizada uma amostra por conveniência. Os dados foram analisados através da utilização de modelos de equações estruturais, na qual se avaliou o modelo de medida seguido do modelo estrutural. A investigação revelou que embora os portugueses reconheçam a influência da Alemanha nas medidas aplicadas a Portugal durante a crise, isso não afetou a imagem que os portugueses têm desse país nem dos produtos daí oriundos, são ambas boas no geral. O principal contributo é o facto de a imagem que os portugueses têm de um país estrangeiro afetar diretamente as avaliações que fazem dos seus produtos e indiretamente a sua recetividade aos mesmos.pt_PT
dc.description.abstractIn 2008 an economic crisis in Europe started affecting mainly the countries of the south. In 2010 the International Monetary Fund agreed with the Eurozone, in which Germany is the leading economy, a set of austerity measures to rescue these economies. The aim of this investigation was to understand if the attitude of the portuguese people to the image they had of Germany as well as the products from that origin were affected. On the other hand, they sought to identify the attitudes of the portuguese in relation to the purchase of national products. An online questionnaire survey was conducted in which a convenience sample was used. The data were analyzed through the use of structural equation models, in which both the measurement model and the structural model were evaluated. The investigation revealed that although the Portuguese people recognize the influence of Germany in the measures applied to Portugal during the crisis, this did not affect the image that the Portuguese people have of that country nor of the products derived therefrom, both are generally good. The main contribution is that the image that the Portuguese have of a foreign country directly affects the evaluations they make of their products and indirectly their receptivity to them.pt_PT
dc.identifier.tid202177742pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27970
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectImagem do produt-paíspt_PT
dc.subjectEtnocentrismopt_PT
dc.subjectAnimosidade económicapt_PT
dc.subjectEfeito país de origempt_PT
dc.subjectCrise europeiapt_PT
dc.titleO efeito da animosidade e do etnocentrismo no product-country imagept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

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