Repository logo
 
Publication

Promoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimental

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.authorNeves, Sara Martins
dc.date.accessioned2016-03-03T15:00:27Z
dc.date.available2017-01-18T01:30:09Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA presente investigação insere-se numa metodologia de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design de estudo de caso, e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências que permitam a um jovem com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) compreender e agir sobre situações reais que envolvam conceitos matemáticos. No âmbito da disciplina de Matemática para a Vida, componente do Currículo Específico Individual (CEI), delineou-se e implementou-se um plano de intervenção centrado nos princípios da adequação às expetativas do aluno e da família, da individualização e da funcionalidade, com vista a poder ser praticado fora do ambiente escolar e ao longo da vida. Estabeleceu-se uma estratégia de investigação-ação como ambiente de aprendizagem que decorreu em três momentos, em diferentes contextos: Fase Inicial, em sala de aula e na frutaria; Fase de Intervenção, em sala de aula e no supermercado A; Fase Final, no supermercado B. Através da análise dos dados obtidos, existem evidências de que as aprendizagens matemáticas realizadas em sala de aula, através do desenvolvimento de competências funcionais específicas, permitiram ao aluno uma evolução na capacidade para compreender os conceitos matemáticos (dinheiro, tempo, massa e capacidade) e para os aplicar a situações concretas, em contextos reais do seu dia-a-dia, contribuindo, deste modo, para uma maior autonomia pessoal e social. O ambiente de aprendizagem privilegiado neste estudo é representativo da importância que as experiências centradas na realidade assumem na intervenção de alunos com DID e do contributo real que estas podem ter no desenvolvimento de competências funcionais que potenciem uma adequada inclusão na sociedade.pt_PT
dc.identifier.tid201335646
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11655
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConceitos Matemáticospt_PT
dc.subjectCrianças Deficientespt_PT
dc.subjectEstratégias da Aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectPlano Individual de Trabalhopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento das Competênciaspt_PT
dc.subjectCompetências da Matemáticapt_PT
dc.titlePromoção de competências matemáticas funcionais: o caso de um aluno com dificuldade intelectual e desenvolvimentalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctPublicação do conteúdo da tese em livropt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SARA_NEVES.pdf
Size:
5.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: