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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório pretende ilustrar o processo evolutivo, realizado ao longo do
11º Mestrado em Enfermagem área de Especialização de Saúde Mental e
Psiquiátrica, da ESEL no ano letivo 2019/2021. Procura-se evidenciar o percurso
formativo efetuado, bem como a aprendizagem que me proporcionou traduzindo
o pensamento crítico, reflexivo apoiado nas minhas experiências nos locais de
estágio. Espaços privilegiados para colocar em prática cuidados de enfermagem
especializados à pessoa com perturbação de uso de álcool.
Neste sentido, desenvolvi um projeto que pretende avaliar o benefício da
psicoeducação na adesão terapêutica na perturbação de uso álcool. O modelo
teórico utilizado foi o modelo adaptativo de Callista Roy. Os objetivos incluem a
aquisição de competências na diminuição da ansiedade e adoção de estratégias
de coping efetivas, através de intervenções psicoterapêuticas e psicoeducativas,
dinamizando os grupos de clientes.
Tendo em consideração os objetivos traçados, a atuação desenvolvida e
a análise crítica realizada, tentou-se apresentar neste relatório as atividades
dinamizadas com o intuito de atingir os objetivos e desenvolver as competências
intrínsecas ao EESMP, recomendadas pela Ordem dos Enfermeiros.
Foram usados diferentes instrumentos para validar os critérios de
diagnóstico para selecionar as pessoas para as intervenções psicoterapêuticas
e psicoeducacionais. Os resultados que se conseguiram foram a redução do
nível de ansiedade, o aumento do nível de conhecimentos sobre a sua doença
e os comportamentos a adotar em situações de risco, bem como um aumento
do grau de adesão terapêutica.
Description
Keywords
Enfermagem psiquiátrica Cooperação e adesão ao tratamento Bebidas alcoólicas Psicoeducação Relaxamento