Repository logo
 
Publication

Reorientação da missão do F-16 MLU no contexto da 5ª geração

dc.contributor.authorGouveia, João Filipe Duarte de
dc.date.accessioned2019-11-06T10:54:50Z
dc.date.available2019-11-06T10:54:50Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractvi Resumo O Ambiente Operacional Futuro antevê uma série de novos desafios para as nações e suas Forças Armadas, razão pela qual Portugal tem estado a discutir substituição do Sistema de Armas F-16 por um novo de 5ª Geração. Tendo em consideração o bom estado das aeronaves F-16 da Força Aérea, surge a possibilidade de reorientar a sua missão ao invés de simplesmente deixar de as operar. Pressupondo que se mantêm em operação ambos os Sistemas de Armas, esta investigação analisa as condições para o F-16 continuar a operar para além de 2030, identifica as missões que são adequadas para a sua reorientação e identifica possíveis medidas para aliviar o peso da operação em simultâneo dos dois Sistemas de Armas. A investigação segue um raciocínio indutivo, assente numa estratégia de análise qualitativa e num desenho de pesquisa de tipo estudo de caso centrado num cenário futuro para a Força Aérea. Em termos de resultados, verificou-se que o Sistema de Armas F-16 poderá operar de forma relevante para além 2030 e é adequado ao cumprimento de missões de combate, Red-Air, Treino avançado e de Alerta. Conclui-se que a reorientação da missão do F-16 é uma opção desafiante, mas com muito potencial.pt_PT
dc.description.abstractThe Future Operating Environment envisions a series of new challenges for nations and their Armed Forces. To face these new challenges, Portugal has been discussing the possibility of replacing its front-line fighter, the F-16M by a 5th Generation airframe. Taking into consideration the general good condition of its F-16s, one of the options over the table is to reorient its mission rather than simply ceasing to operate them, when the new fighter arrives. With the assumption that both fighters will operate simultaneously, this investigation studies the conditions for the F-16 to continue operating beyond 2030, identifies the possible missions that can be executed and identifies the possible measures to ease the weight of the simultaneous operation. The research follows an inductive reasoning, based on a strategy of qualitative analysis and a research design based on a case study focused on a future scenario for the Portuguese Air Force. This study concludes that the F-16M could operate in a relevant way beyond 2030 and is suitable for combat, Red-Air, Training and Alert missions. Although this option represents a challenge for the Portuguese Air Force in many ways, it will also be an option full of opportunities.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30049
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIUMpt_PT
dc.subjectF-16 MLUpt_PT
dc.subject5ª geraçãopt_PT
dc.subjectReorientaçãopt_PT
dc.subjectModernizaçãopt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subject5th generationpt_PT
dc.subjectReorientationpt_PT
dc.subjectUpgradept_PT
dc.subjectSustainabilitypt_PT
dc.titleReorientação da missão do F-16 MLU no contexto da 5ª geraçãopt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TII CAP JOAO GOUVEIA.pdf
Size:
1.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: