Repository logo
 
Publication

Descobrir, aprender e brincar na natureza em contexto de creche

dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
dc.contributor.authorFerreira, Jéssica Carolina Gonçalves
dc.date.accessioned2020-07-20T14:07:41Z
dc.date.available2020-07-20T14:07:41Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractAtualmente na sociedade em que nos inserimos, com o ritmo de vida que as famílias têm, o brincar na Natureza e ao ar livre é, ainda, pouco explorado pelas educadoras e pelos educadores do ensino pré-escolar em Portugal, condicionando a forma como as crianças se poderão envolver e aprender com o meio natural. Os benefícios do contacto com a Natureza, muitas vezes, não são valorizados pelas famílias e pelos/as profissionais de educação, ou pela falta de tempo ou pela pressão posta pela sociedade de criar atividades pré-estruturadas. Este relatório "Descobrir, aprender e brincar na Natureza em contexto de Creche", tem como um dos objetivos evidenciar a importância do contacto com a Natureza no desenvolvimento e bem-estar das crianças. Tendo-me apercebido que, na proximidade da instituição, havia um bosque e que o grupo de crianças que frequentava a creche, raramente tinha contacto com esse espaço, surgiu a questão: “Será que a exploração e contacto das crianças com o meio natural, poderá criar oportunidades para se envolverem, aprenderem e gostarem de brincar na Natureza?"A intervenção foi realizada, em contexto de creche, com crianças de 2 anos de idade, privilegiando o seu contacto com o meio natural. Os objetivos desta intervenção foram: i) promover a exploração direta de elementos naturais, valorizando uma abordagem multissensorial para a aprendizagem das crianças; ii) desenvolver a curiosidade, a criatividade e a necessidade de exploração de elementos naturais, proporcionando novas experiências; iii) desenvolver competências pessoais e sociais através do brincar livre na Natureza e, iv sensibilizar as famílias para a importância do contacto das crianças com a Natureza. A intervenção foi realizada entre Novembro 2017 e Fevereiro de 2018. Foram efetuadas três saídas ao bosque e uma atividade complementar no espaço da Creche. Foi feito o registo de cada saída ao exterior através de fotografias e do preenchimento de um guião de observação, que suportaram uma análise de natureza qualitativa e descritiva. As crianças, ao se envolverem com a Natureza e, neste ambiente interagirem com os seus pares, tiveram oportunidade de desenvolver aprendizagens sobre o mundo natural, a criatividade e a linguagem. Aprenderam, manusearam elementos naturais e brincaram livremente. O gosto e o entusiasmo que as crianças demonstraram em brincar na Natureza, revela a importância que esta tem no seu desenvolvimento integral. É fundamental que os/as educadores/as estejam sensibilizados para proporcionarem oportunidades às crianças o contacto com a Natureza.pt_PT
dc.identifier.tid202484793pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/32946
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBrincar na Naturezapt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.titleDescobrir, aprender e brincar na natureza em contexto de crechept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
JESSICA_FERREIRA.pdf
Size:
3.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format