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O Uso da Informação para melhoria dos índices de sinistralidade rodoviária nas rodovias federais em Santa Catarina, Brasil

datacite.subject.fosDissertação de Mestrado em Ciências Policiaispt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, José Joaquim Antunes
dc.contributor.authorLima, Milena Serpa
dc.date.accessioned2021-06-08T14:02:21Z
dc.date.available2021-06-08T14:02:21Z
dc.date.issued2021-05-03
dc.description.abstractA utilização de informações para responder ao grave problema de saúde pública pro veniente do trânsito é um componente importante para auxiliar nos esforços de prevenção de lesões causadas no trânsito. Para uma intervenção eficaz em segurança rodoviária é preciso que a tomada de decisão e o planeamento de intervenções para prevenção das lesões sejam baseadas em dados confiáveis e em evidências válidas sobre as medidas de intervenção bem sucedidas. Um Sistema de Informações para vigilância de lesões deve coletar, analisar e interpretar dados essenciais para o planeamento, implementação e avaliação de uma estratégia para segurança rodoviária. A atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ocorre num ambiente cada vez mais complexo, que exige respostas sofisticadas no enfrentamento dos problemas, seja na promoção da paz no trânsito, no enfrentamento à criminalidade ou na garantia do fluxo de transporte para o desenvolvimento do país (PRF, 2019). Através da utilização da informação como subsídio principal das suas ações e iniciativas será possível obter ganhos expressivos na efetividade da sua atuação para garantir a consecução dos seus resultados institucionais. Como integrante do Sistema Nacional de Trânsito brasileiro, a PRF assumiu a responsabilidade de redução de 50% do número de mortos nas rodovias federais. O presente estudo, baseado em métodos qualitativos, tem como objetivo analisar se as informações produzidas pelo Sistema de informações Gerenciais da PRF (SIGER) podem ser utilizadas pelos Núcleos de Policiamento e Fiscalização (NPF) da PRF no estado de Santa Catarina (SC), Brasil, para o seu planeamento operacional com vistas a redução de mortes nas rodovias federais. Realizou-se uma análise do SIGER à luz do Manual de Sistema de Dados proposto pela OMS sobre como desenvolver sistemas de dados de acidentes de trânsito. Foram também realizadas entrevistas aos Chefes do NPF da PRF/SC. Como resultado desta investigação verifica-se que o SIGER, em que pese ser uma ferramenta bastante utilizada para o planeamento operacional da PRF/SC, não apresenta todas as informa ções mínimas necessárias a respeito da Segurança rodoviária, não apresentando informações suficientes para diagnosticar a sinistralidade rodoviária nas rodovias federais. Assim, no presente trabalho propõe-se melhorias ao Plano de Ação da PRF/SC e a criação de um Plano Regional de Fiscalização.pt_PT
dc.description.abstractThe use of information to respond to the serious public health problem arising from traffic is an important component to assist in efforts to prevent injuries caused in traffic. For an effective road safety intervention, decision-making and planning of injury prevention interventions must be based on reliable data and valid evidence on successful intervention measures. An Injury Surveillance Information System should collect, analyze and interpret data essential for planning, implementing and evaluating a road safety strategy. The performance of the Federal Highway Police (PRF) takes place in an increasingly complex environment, which requires sophisticating responses to face problems, whether in promoting peace in traffic, in fighting crime or in guaranteeing the flow of transport for the development of the country (PRF, 2019). Through the use of information as the main subsidy of its actions and initiatives, it will be possible to obtain significant gains in the effectiveness of its activities to guarantee the achievement of its institutional results. As a member of the Brazilian National Traffic System, the PRF assumed responsibility for reducing the number of deaths on the federal highways by 50%. The present study, based on qualitative methods, aims to analyze whether the information produced by the PRF Management Information System (SIGER) can be used by the PRF’s Policing and Inspection Centers (NPF) in the state of Santa Catarina (SC), Brazil, for its operational planning with a view to reducing deaths on federal highways. An analysis of the SIGER was carried out in the light of the Data System Manual proposed by WHO on how to develop traffic accident data systems. Interviews were also conducted with the Chiefs of the NPF of PRF / SC. As a result of this investigation, it appears that the SIGER, despite being a widely used tool for the operational planning of the PRF / SC, does not present all the necessary minimum information regarding road safety, not presenting information sufficient to diagnose the road accident on federal highways. Thus, this work proposes improvements to the PRF / SC Action Plan and the creation of a Regional Inspection Plan.pt_PT
dc.identifier.tid202727297pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36725
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInformaçãopt_PT
dc.subjectPRFpt_PT
dc.subjectSIGERpt_PT
dc.subjectPNATRANSpt_PT
dc.subjectInformation
dc.titleO Uso da Informação para melhoria dos índices de sinistralidade rodoviária nas rodovias federais em Santa Catarina, Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Ciências Policiaispt_PT

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