Publication
Repensar o ensino superior. A formação para o sector marítimo
| dc.contributor.author | Teixeira, Ana Luisa | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-12T10:55:25Z | |
| dc.date.available | 2025-12-12T10:55:25Z | |
| dc.date.issued | 2023-12-31 | |
| dc.description.abstract | No decorrer das últimas décadas, o Ensino Superior tem evidenciado mudanças significativas, tanto na conceção de lógicas curriculares, como na reformulação de estratégias pedagógicas, e até mesmo no entendimento do binómio docente / discente. Em contexto europeu, tornam-se particularmente relevantes as consequências teóricas e práticas que a implementação do processo de Bolonha trouxe consigo. Assistimos a uma coexistência desafiante entre a globalização inerente ao conceito “Europa”, e um marcado ênfase na individualidade do sujeito aprendente, evidenciada na valorização da autonomia intelectual, bem como de competências várias, designadamente um investimento na criatividade e na capacidade de desenvolver trabalho colaborativo. Esta dicotomia “Eu” / “Outro” dilui-se no evidente impulsionar de um sentido de pertença a contextos vários, no decorrer da experiência vivida pelos estudantes universitários, e que vai prolongar-se ainda aquando da inserção na carreira profissional, com a expectável transferência de competências para o mercado de trabalho. A afirmação da mudança curricular e pedagógica tem vindo a revelar-se inevitável, designadamente com o surgimento de novas propostas de ensino e de uma reformulação profunda do entendimento do papel das universidades na formação do indivíduo, na sua conceção pessoal, social e cultural. São, deste modo, feitos os primeiros ensaios de aplicabilidade institucional de novos paradigmas emergentes. O surgimento das pedagogias transformativa e integrativa exemplifica uma evidente aposta no novo entendimento do estudante, concebido na sua plenitude multidimensional, em resposta às exigências de um tempo e de um espaço de fronteiras esvaídas, onde as comunicações síncrona e assíncrona não raro coexistem. Pretendemos ler alguns momentos chave neste claro processo de mudança de paradigma no Ensino Superior, sob um ponto de vista diacrónico, e com o intuito de contextualizar novas possibilidades de conceber a preparação académica dos futuros profissionais do sector marítimo. Validaremos a importância da aplicabilidade experiencial no processo de aprendizagem, designadamente através da exploração metodológica de living labs, bem como do crescente estreitamento de laços entre as realidades académica e empresarial. Paralelamente, iremos refletir sobre novas possibilidades de inovação pedagógica e curricular, no sentido de ir ao encontro das exigências atuais do mercado de trabalho: autonomia, liderança, adaptabilidade, capacidade de resolução de problemas, sentido de pertença a uma lógica coletiva, sem detrimento da individualidade própria de cada agente no processo educativo. | por |
| dc.identifier.citation | Teixeira, A. L. (2023). Repensar o ensino superior: a formação para o sector marítimo. Revista Da UI_IPSantarém, 11(3), 29–30. | |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32346 | |
| dc.identifier.issn | 2182-9608 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/60336 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal | |
| dc.relation.hasversion | https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/32346 | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
| dc.subject | Ensino Superior | |
| dc.subject | Sector Marítimo | |
| dc.subject | Aprendizagem experiencial | |
| dc.subject | formação profissional | |
| dc.title | Repensar o ensino superior. A formação para o sector marítimo | por |
| dc.type | conference proceedings | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferenceDate | 2023-10 | |
| oaire.citation.conferencePlace | Santarém, Portugal | |
| oaire.citation.endPage | 30 | |
| oaire.citation.issue | 3 | |
| oaire.citation.startPage | 29 | |
| oaire.citation.title | Revista UI_IPSantarém: Atas da Conferência Internacional IMPACT SCIENCE’23 | |
| oaire.citation.volume | 11 | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Repensar o ensino superior_A formação para o sector.pdf
- Size:
- 574.96 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
