Repository logo
 
Publication

Repensar o ensino superior. A formação para o sector marítimo

dc.contributor.authorTeixeira, Ana Luisa
dc.date.accessioned2025-12-12T10:55:25Z
dc.date.available2025-12-12T10:55:25Z
dc.date.issued2023-12-31
dc.description.abstractNo decorrer das últimas décadas, o Ensino Superior tem evidenciado mudanças significativas, tanto na conceção de lógicas curriculares, como na reformulação de estratégias pedagógicas, e até mesmo no entendimento do binómio docente / discente. Em contexto europeu, tornam-se particularmente relevantes as consequências teóricas e práticas que a implementação do processo de Bolonha trouxe consigo. Assistimos a uma coexistência desafiante entre a globalização inerente ao conceito “Europa”, e um marcado ênfase na individualidade do sujeito aprendente, evidenciada na valorização da autonomia intelectual, bem como de competências várias, designadamente um investimento na criatividade e na capacidade de desenvolver trabalho colaborativo. Esta dicotomia “Eu” / “Outro” dilui-se no evidente impulsionar de um sentido de pertença a contextos vários, no decorrer da experiência vivida pelos estudantes universitários, e que vai prolongar-se ainda aquando da inserção na carreira profissional, com a expectável transferência de competências para o mercado de trabalho. A afirmação da mudança curricular e pedagógica tem vindo a revelar-se inevitável, designadamente com o surgimento de novas propostas de ensino e de uma reformulação profunda do entendimento do papel das universidades na formação do indivíduo, na sua conceção pessoal, social e cultural. São, deste modo, feitos os primeiros ensaios de aplicabilidade institucional de novos paradigmas emergentes. O surgimento das pedagogias transformativa e integrativa exemplifica uma evidente aposta no novo entendimento do estudante, concebido na sua plenitude multidimensional, em resposta às exigências de um tempo e de um espaço de fronteiras esvaídas, onde as comunicações síncrona e assíncrona não raro coexistem. Pretendemos ler alguns momentos chave neste claro processo de mudança de paradigma no Ensino Superior, sob um ponto de vista diacrónico, e com o intuito de contextualizar novas possibilidades de conceber a preparação académica dos futuros profissionais do sector marítimo. Validaremos a importância da aplicabilidade experiencial no processo de aprendizagem, designadamente através da exploração metodológica de living labs, bem como do crescente estreitamento de laços entre as realidades académica e empresarial. Paralelamente, iremos refletir sobre novas possibilidades de inovação pedagógica e curricular, no sentido de ir ao encontro das exigências atuais do mercado de trabalho: autonomia, liderança, adaptabilidade, capacidade de resolução de problemas, sentido de pertença a uma lógica coletiva, sem detrimento da individualidade própria de cada agente no processo educativo.por
dc.identifier.citationTeixeira, A. L. (2023). Repensar o ensino superior: a formação para o sector marítimo. Revista Da UI_IPSantarém, 11(3), 29–30.
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32346
dc.identifier.issn2182-9608
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/60336
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal
dc.relation.hasversionhttps://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/32346
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectEnsino Superior
dc.subjectSector Marítimo
dc.subjectAprendizagem experiencial
dc.subjectformação profissional
dc.titleRepensar o ensino superior. A formação para o sector marítimopor
dc.typeconference proceedings
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2023-10
oaire.citation.conferencePlaceSantarém, Portugal
oaire.citation.endPage30
oaire.citation.issue3
oaire.citation.startPage29
oaire.citation.titleRevista UI_IPSantarém: Atas da Conferência Internacional IMPACT SCIENCE’23
oaire.citation.volume11
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Repensar o ensino superior_A formação para o sector.pdf
Size:
574.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: