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Abstract(s)
Os Centros de Atividades de Tempos Livres têm sido uma realidade na sociedade
portuguesa, atendendo que muitas famílias necessitam desse apoio para conciliar com
os horários de trabalho, principalmente, no período de interrupções letivas. Neste
sentido, assim como as escolas regulares de ensino, estes espaços precisam de usufruir
de recursos materiais, humanos e organizacionais para atender às necessidades da
comunidade em que está inserida.
Os Centros de ATL desempenham um papel essencial na vida das crianças e jovens que o
frequentam, na medida em que contribuem para o seu desenvolvimento sócio
educacional, respeitando e valorizando as diversidades presentes neste contexto.
A diversidade é uma constatação evidente na nossa sociedade e, consequentemente,
nos contextos escolares. Deste modo, a necessidade dos profissionais que atuam nestes
espaços estarem qualificados para exercer suas atividades consoante as características e
necessidades do público-alvo, bem como dar respostas sociais e educacionais
significativas, diferenciadas e satisfatórias é fundamental.
Os resultados indicam que os Centros de ATL atende uma diversidade de crianças e
jovens, de tal modo que os técnicos/monitores que atuam nestes espaços necessitam de
formação contínua sobre diferentes problemáticas, de acordo com as características e
necessidades educativas do grupo, assim como mais apoio a nível dos recursos materiais,
humanos e equipamentos/infraestruturas.
Description
Keywords
Inclusão Diversidade Educação Inclusiva Centro de Atividades de Tempos Livres Práticas Inclusivas Formação