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A compreensão e promoção de práticas inclusivas em contexto de centro de atividades de tempos livres (CATL)

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Os Centros de Atividades de Tempos Livres têm sido uma realidade na sociedade portuguesa, atendendo que muitas famílias necessitam desse apoio para conciliar com os horários de trabalho, principalmente, no período de interrupções letivas. Neste sentido, assim como as escolas regulares de ensino, estes espaços precisam de usufruir de recursos materiais, humanos e organizacionais para atender às necessidades da comunidade em que está inserida. Os Centros de ATL desempenham um papel essencial na vida das crianças e jovens que o frequentam, na medida em que contribuem para o seu desenvolvimento sócio educacional, respeitando e valorizando as diversidades presentes neste contexto. A diversidade é uma constatação evidente na nossa sociedade e, consequentemente, nos contextos escolares. Deste modo, a necessidade dos profissionais que atuam nestes espaços estarem qualificados para exercer suas atividades consoante as características e necessidades do público-alvo, bem como dar respostas sociais e educacionais significativas, diferenciadas e satisfatórias é fundamental. Os resultados indicam que os Centros de ATL atende uma diversidade de crianças e jovens, de tal modo que os técnicos/monitores que atuam nestes espaços necessitam de formação contínua sobre diferentes problemáticas, de acordo com as características e necessidades educativas do grupo, assim como mais apoio a nível dos recursos materiais, humanos e equipamentos/infraestruturas.

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Inclusão Diversidade Educação Inclusiva Centro de Atividades de Tempos Livres Práticas Inclusivas Formação

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