Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Livros de histórias: um percurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Livros de histórias - pp. 243-256.pdf5.21 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta comunicação apresenta parte de um estudo que tem como finalidade principal compreender o modo como crianças do jardim-de-infância podem desenvolver, numa perspetiva curricular integradora, competências ao nível da matemática e da língua portuguesa a partir da leitura e exploração de histórias infantis com conteúdo matemático. Tendo como base uma perspetiva de currículo integrado, o texto discute e analisa a leitura e exploração de um livro infantil com crianças dos três aos seis anos, em contexto de jardim-de-infância. A metodologia de investigação segue uma abordagem qualitativa de cariz interpretativo. A análise dos dados já recolhidos sugere que é possível desenvolver, de modo articulado e integrado, ideias e conceitos matemáticos e competências linguísticas, tendo como recurso privilegiado livros de histórias infantis com características específicas.

Description

Keywords

Educação de infância Histórias infantis Desenvolvimento de conceitos matemáticos Desenvolvimento da linguagem oral

Citation

Mendes, F., & Costa, A. L. (2016). Livros de histórias: um percurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos (Eds), Recursos na educação matemática: livro de atas do EIEM (243-256). Évora: Universidade

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática – SPIEM

CC License