Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.21 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta comunicação apresenta parte de um estudo que tem como finalidade
principal compreender o modo como crianças do jardim-de-infância podem
desenvolver, numa perspetiva curricular integradora, competências ao nível da
matemática e da língua portuguesa a partir da leitura e exploração de histórias infantis
com conteúdo matemático. Tendo como base uma perspetiva de currículo integrado, o
texto discute e analisa a leitura e exploração de um livro infantil com crianças dos três
aos seis anos, em contexto de jardim-de-infância. A metodologia de investigação segue
uma abordagem qualitativa de cariz interpretativo. A análise dos dados já recolhidos
sugere que é possível desenvolver, de modo articulado e integrado, ideias e conceitos
matemáticos e competências linguísticas, tendo como recurso privilegiado livros de
histórias infantis com características específicas.
Description
Keywords
Educação de infância Histórias infantis Desenvolvimento de conceitos matemáticos Desenvolvimento da linguagem oral
Citation
Mendes, F., & Costa, A. L. (2016). Livros de histórias: um percurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos (Eds), Recursos na educação matemática: livro de atas do EIEM (243-256). Évora: Universidade
Publisher
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática – SPIEM