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Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação

dc.contributor.advisorAlmeida, António José
dc.contributor.authorCalado, Andreia
dc.date.accessioned2016-11-10T11:03:20Z
dc.date.available2016-11-10T11:03:20Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
dc.description.abstractPartindo do pressuposto que os conhecimentos de uma empresa se encontram em permanente atualização e que dependem, em grande parte, das políticas que esta adota no domínio da formação profissional e no desenvolvimento dos seus recursos humanos, pretende-se caracterizar as práticas de formação de uma empresa do setor portuário e identificar os fatores que influenciam o acesso dos trabalhadores à formação profissional. Para a elaboração da presente tese recorreu-se ao método do estudo de caso tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados a análise de documentos internos da empresa em estudo, a observação direta e participante e a aplicação de inquérito por questionário, presencialmente, a cerca de 100 trabalhadores, de um universo de 176, tendo sido obtidas 72 respostas. Foram obtidos resultados relevantes como a perceção de igualdade no acesso à formação profissional na empresa, a atribuição de um duplo objetivo à formação, nomeadamente de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores e, consequentemente, contribuir para a melhoria do desempenho organizacional e a perceção da formação como um direito.pt_PT
dc.description.abstractOn the assumption that the knowledge of a company are in constant upgrade and depends to a large extent, to the policies that it adopts in the field of vocational training and the development of its human resources, it is intended in this research to characterize the training practices of a company of the port setor and identify the factors that influence the access of workers to training. For preparation of this thesis appealed to the case study method was used as data collection techniques the analysis of internal documents, direct and participant observation and survey application, in person, on about 100 workers, out of a total of 176, having been obtained 72 answers. Relevant results were obtained as the perception of equality in access to vocational training in enterprise, assigning a double objective training, in particular to contribute to the personal and professional development of workers and consequently contribute to the improvement of organizational performance and the perception of training as a right.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/15328
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.subjectGestão de Recursos Humanospt_PT
dc.subjectFormação profissionalpt_PT
dc.subjectPráticas de formação profissionalpt_PT
dc.subjectEmpregabilidadept_PT
dc.subjectHuman resources management
dc.subjectVocational training
dc.subjectVocational training practices
dc.subjectEmployability
dc.titleCaracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal

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