Repository logo
 
Publication

Aplicação das Aplicações em sala de aula, com recurso ao tablet - intervenção nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFigueiroa, Alcina
dc.contributor.authorAlexandre David Cerqueira Torres
dc.date.accessioned2018-09-06T09:42:01Z
dc.date.available2018-09-06T09:42:01Z
dc.date.issued2017-07-04
dc.description.abstractAo longo do tempo, o processo de ensino-aprendizagem tem sofrido alterações, devido essencialmente à evolução tecnológica. Cada vez mais a tecnologia faz parte do quotidiano dos indivíduos, sendo os jovens os utilizadores mais assíduos, nos mais variados contextos. De geração para geração a dependência das tecnologias tem vindo a aumentar. A mais recente geração, denominada por Geração Z, nasceu num modelo de sociedade em que os dispositivos móveis e a Internet permitem o acesso instantâneo à informação, em qualquer momento e lugar. Perante este cenário, torna-se urgente intervir nos mais variados contextos, de forma a motivar esta geração e acompanhar o seu ritmo, pelo que o ensino deverá seguir estas necessidades, por parte dos alunos, utilizando ferramentas e recursos com os quais eles se sintam familiarizados. Por outro lado, o tablet e as APP’s estão cada vez mais presentes na realidade dos nossos alunos, daí surgirem questões do tipo: de que forma estas ferramentas poderão acompanhar o aluno em contexto escolar? Poderá a integração destes recursos, em sala de aula, ajudar a motivar os alunos e consolidar as aprendizagens? Este projeto de intervenção realizou-se no Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, mais precisamente nas escolas EB1 Meia de Laranja numa turma de 1ºano e Escola Básica Júlio Saúl Dias numa turma de 5º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo 2015/2016, tendo como objetivo implementar o tablet e as APP’s nas salas de aula como recursos a utilizar no ensino-aprendizagem e, ainda, analisar quais os benefícios que, desta intervenção, pudessem advir. A PES permitiu verificar que o contributo do tablet e das APP’s, neste processo, foi positivo evidenciando-se a sua vertente motivadora e de identificação dos alunos perante este dispositivo. Alunos e professores concordam que a utilização destes poderá ser uma maisvalia para ambos.pt_PT
dc.identifier.tid201792770pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24065
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectensino-aprendizagempt_PT
dc.subjecttecnologiapt_PT
dc.subjectgeração z: dispositivos móveispt_PT
dc.subjecttabletpt_PT
dc.subjectAPP´spt_PT
dc.subjectsala de aulapt_PT
dc.titleAplicação das Aplicações em sala de aula, com recurso ao tablet - intervenção nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Alexandre_Torres_Tese_Final_ 4[832]_01_05_2017.pdf
Size:
5.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: