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Cuidar especializado em enfermagem médico-cirúrgica: da pessoa em situação crítica à pessoa com doença hemato-oncológica maligna em contexto de neutropénia

dc.contributor.advisorAlves, Márcia Lúcia Sousa Dias
dc.contributor.authorFreitas, Bárbara Carolina
dc.date.accessioned2023-08-17T14:33:19Z
dc.date.available2023-08-17T14:33:19Z
dc.date.issued2023-03-15
dc.description.abstractOs ensinos clínicos em enfermagem constituem momentos de imenso potencial formativo onde a experiência se integra em saber, através de todo um processo reflexivo constante sobre as ações e/ou atividades desenvolvidas. No âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área do cuidado à Pessoa em Situação Crítica, na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, realizei o presente relatório com o objetivo de evidenciar a mais-valia dos ensinos clínicos para aquisição e desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista, assim como, das competências específicas deste em enfermagem médico-cirúrgica na área do cuidado à pessoa em situação crítica. Transparece o meu especial interesse pelo cuidado especializado à pessoa com doença hemato-oncológica maligna com neutropénia, tendo sido este o foco do meu projeto de autoformação. Pelo exposto, este relatório intitulou-se “Cuidar especializado em enfermagem médico-cirúrgica: da pessoa em situação crítica à pessoa com doença hemato-oncológica maligna em contexto de neutropénia”. O relatório explana o percurso realizado ao longo dos vários ensinos clínicos, descrevendo as competências adquiridas e aperfeiçoadas no processo de cuidar da pessoa em situação crítica no contexto de serviço de urgência, cuidados intensivos polivalente, hospital de dia de hemato-oncologia e unidade de neutropénia. Aliado ao planeamento individual desenvolvido por mim previamente, no presente relatório está presente uma reflexão aprofundada sobre as ações e intervenções realizadas para alcançar todos os objetivos definidos, sob o alicerce da mais recente e fidedigna evidência científica.pt_PT
dc.description.abstractClinical teaching in nursing is a moment of immense formative potential, where experience becomes knowledge through a constant reflective process on the actions and/or activities developed. Within the scope of the course unit of Internship with Report, included in the third semester of the Master's Degree Course in Medical-Surgical Nursing in the area of Critical Care at the Nursing School of São José de Cluny, I wrote this report with the purpose of highlighting the added value of clinical training for the acquisition and development of common competencies of the specialist nurse, as well as of its specific competencies in medical-surgical nursing in the area of care to the person in critical condition. My special interest in the specialized care of the person with hemato-oncological malignancy with neutropenia is evident, and this was the focus of my self-training project. Thus, this report was entitled "Specialized care to critically ill patients: in the context of a hemato-oncology day hospital and neutropenia unit". The report demonstrates the path taken during these clinical teaching, describing the skills acquired and improved caring for critically ill in the emergency department, intensive care, hemato-oncology day hospital, and neutropenia unit. In addition to the individual planning I had previously developed, this report includes an in-depth reflection on the actions and interventions carried out to achieve all the defined objectives, based on the most recent and reliable scientific evidence.pt_PT
dc.identifier.tid203343077pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/46163
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.subjectEnfermagem especializadapt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectPessoa em situação críticapt_PT
dc.subjectOncologiapt_PT
dc.titleCuidar especializado em enfermagem médico-cirúrgica: da pessoa em situação crítica à pessoa com doença hemato-oncológica maligna em contexto de neutropéniapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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