Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.38 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente investigação almeja avaliar os elementos identitários da estrutura da carreira dos oficiais das Forças Armadas de países ocidentais, que podem, numa ótica de benchmarking, melhorar o modelo português. O objeto de estudo é a carreira dos oficiais das Forças Armadas, focando-se os oficiais que ingressam nos Quadros Permanentes após a frequência de curso superior em Estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar, e que possam estatuariamente ascender a oficial general. Metodologicamente materializa-se um desenho de pesquisa comparativo, assente na interpretação de dados recolhidos por pesquisa documental clássica e entrevistas semiestruturadas.
A pesquisa demonstra haver uma mentalidade distinta entre os países da Europa meridional e os restantes países ocidentais, com enfatização nos primeiros de desenhos de carreira assentes nos Quadros Especiais. Para além disso, verifica-se que apenas em Portugal a frequência do Curso de Estado-Maior não é encarada como sendo essencial para uma futura ascensão à subcategoria de oficial general. A investigação conclui que a estrutura de carreira dos oficiais nacionais pode ser melhorada com a adoção de desenhos de carreira centrados nas competências e não nos Quadros Especiais, pelo que culmina em recomendações para reestruturação de carreiras, embora exigindo um maior detalhe relativamente à gestão de carreiras. Abstract: This research is aimed at evaluating the identity elements of the career structure of the Armed Forces officers of western countries, that can, in a benchmarking perspective, improve the Portuguese model. The object of study is the career of the officers of the Armed Forces, focusing on the officers who join the Permanent Service after attending a higher education course in a Public University Military Higher Education Establishment, and who can statutorily become a flag officer. Methodologically it’s applied a comparative research design based on the interpretation of data collected by classical documental research and semi-structured interviews.
The research reveales a distinct mentality between the countries of southern Europe and the other western countries, with emphasis on the former of career designs based on Specialties. In addition, only in Portugal the attendance of the General Staff Course is not considered to be essential for a future ascent to a flag officer rank. The research concludes that the career structure of national officers can be improved by the adoption of competency-based career designs rather than on Specialties-based ones, culminating on recommendations towards a career restructuring, in spite there’s the need for further detailing regarding career management.
Description
Keywords
Estrutura de Carreira Desenho de Carreira Competências Career Structure Career Design Skills