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Resiliência de rotas de AGVs face a perturbações

dc.contributor.advisorCoutinho, Fernanda de Madureira
dc.contributor.authorCosta, Edson de Albuquerque
dc.date.accessioned2024-08-27T16:14:41Z
dc.date.available2024-08-27T16:14:41Z
dc.date.issued2024-04-09
dc.description.abstractO AGV (Automated Guided Vehicle) é um veículo autoguiado utilizado em ambientes fabris e armazéns, com a função de carregar e transportar materiais, insumos e equipamentos. Estes veículos desempenham tarefas como o transporte periódico de materiais \emph{just-in-time} pelo interior de fábricas e armazéns, com o objetivo de garantir o correto funcionamento de uma linha de produção. Para maior predictibilidade, usam-se por isso rotas fixas, através de demarcações dispostas no chão da fábrica ou armazém. Entretanto, caso ocorra a interrupção do caminho, este tipo de evento pode comprometer o funcionamento de toda a linha de produção, com perdas importantes de eficiência e desempenho.Algoritmos para determinar o caminho óptimo de um robô móvel tem sido alvo de vários estudos e investigações. Algoritmos como Bellman-Ford, Dijsktra e A* interpretam que o caminho ótimo entre dois pontos é o caminho mais curto. Mas, caso seja considerada a possibilidade de surgimento de perturbações ou impedimentos nestes caminhos considerados ótimos, torna-se necessário recalcular estas rotas e reencaminhar o AGV por um novo percurso alternativo. Isto pode obrigar a retrocessos e desvios dispendiosos, que podem comprometer o escalonamento previsto e obrigar a paragem de linhas de produção em ambientes fabris. Deste modo, este trabalho estuda o surgimento de perturbações ou bloqueios inesperados em rotas de AGVs, avaliando os custos associados à retificação dessas situações, ao aplicar a análise denominada E*. Ao aplicar esta análise, desenvolvida no âmbito deste trabalho de mestrado, é verificado que este custo adicional pode ser significativo, pelo que deve ser considerado durante o processo de identificação de rotas para AGVs, com o objetivo de aumentar a resiliência de todo o sistema. Deste trabalho resultou a elaboração de um artigo científico que se encontra, à data de submissão deste documento, em fase de análise pelo comité científico do evento. Deste trabalho resultou a elaboração de um artigo científico intitulado "Analysis of Automated Guided Vehicles Routes Considering Disturbances and Unexpected Events" que se encontra, à data de submissão deste documento, em fase de revisão pelo Comité Científico do 24th International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions (ICARSC2024), um evento científico internacional dinamizado pelo IEEE Robotics and Automation Societypt_PT
dc.identifier.tid203613155pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51930
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAGVspt_PT
dc.subjectRobôs móveispt_PT
dc.subjectGrafospt_PT
dc.subjectPlaneamento de rotaspt_PT
dc.titleResiliência de rotas de AGVs face a perturbaçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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