Repository logo
 
Publication

Projectos Escolares em Meio Rural : dar sentido aos projectos no refazer do laço social comunitário

dc.contributor.advisorAmiguinho, Abílio José Maroto
dc.contributor.authorNunes, Andrelina da Conceição Costa
dc.date.accessioned2015-04-21T20:01:31Z
dc.date.available2015-04-21T20:01:31Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objecto inferir as intenções e os pressupostos que estão na origem e desenvolvimento de projectos com a comunidade nas escolas em meio rural, da região do nordeste alentejano. Partir para a realidade de seis EB1’s, através de testemunhos de professores que aí exerceram funções e da análise dos projectos aí desenvolvidos, à procura de toda e qualquer manifestação de diferença, que permita tirar ilações sobre os trabalhos aí desenvolvidos/realizados. De igual modo, inferir o entendimento que os professores têm desses projectos, as dimensões que privilegiam e em que medida os momentos de reflexão e de análise das suas práticas lhes permitiu compreender a sua acção e apropriar-se do seu sentido. Partindo do objecto central da dissertação, procura-se aferir até que ponto, as escolas em meio rural, regulam o seu campo de acção valorizando o trabalho que parte do diagnóstico dos problemas locais e a construção de parcerias de interdependência – constituição de redes de projectos com a participação e decisão dos interessados, defendendo uma alternativa de construção de políticas sociais, em detrimento de modelos de desenvolvimento centrados no crescimento económico. Esta dissertação apresenta-se como um estudo etnográfico, tanto ao nível das opções, como dos processos metodológicos.por
dc.description.abstractThe present dissertation aims to infer the intentions and the assumption we can find in the origin and development of projects related to the school community of rural areas in the North Alentejo. To start with, I focused on the reality of six primary schools, noting the testimony of teachers teaching there and analyzing the projects developed by them, trying to look for differences that may occur. This enabled me not only to draw some conclusions about the work that has been done in those schools, but also to infer the comprehension teachers have of those projects and the dimensions they favour. It was also considered the way in which teachers’ reflection on their practices allows them to comprehend their actions. Starting with the main object of this dissertation, I aim to conclude to what extent schools in rural areas adjust their action by enhancing the work which occurs from the diagnosis of local problems and the organization of independent partnerships- the formation of project’s nets with the participation and decisions of the concerned parties, defending an alternative construction of social policies and putting aside the models of development centered in economical purposes. This dissertation is an ethnographic study concerning both methodological processes and options.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8466
dc.language.isoporpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectComunidade Ruralpor
dc.subjectDesenvolvimento Localpor
dc.subjectInovação Pedagógicapor
dc.subjectPráticas Intergeracionaispor
dc.subjectParceriaspor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectrural communitypor
dc.subjectlocal developmentpor
dc.subjectpedagogical innovationpor
dc.subjectintergenerational practicespor
dc.subjectpartnershipspor
dc.titleProjectos Escolares em Meio Rural : dar sentido aos projectos no refazer do laço social comunitáriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Andrelina da Conceição Costa Nunes.pdf
Size:
1.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: