Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Projeto ERA: envelhecer a recordar aprendizagens

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana Luísa Ribeiro Mandim.pdfProjeto ERA3.22 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O projeto de intervenção social gerontológico teve como estrutura de enquadramento organizacional as respostas sociais de Centro de Dia e Estrutura Residencial do Centro Social e Paroquial de Terroso. O diagnóstico social constituiu o elemento de suporte do presente trabalho, permitindo traçar as linhas de intervenção a implementar. Centrado na caracterização dos idosos e das respetivas repostas sociais onde estão inseridos, possibilitou a identificação dos problemas sociais e das potencialidades existentes que justificariam uma intervenção concertada. Com efeito, numa primeira fase, recorremos às conversas intencionais e à observação participante para compreender a realidade institucional em causa, em particular, os idosos que a compõe. Através destas técnicas, recolhemos importantes elementos de caracterização sociodemográfica, do trajeto profissional, dos rendimentos, das redes relacionais, das condições de saúde e de dependência dos idosos, bem como das rotinas, dos serviços e das atividades desenvolvidas. Já numa segunda fase, a qual envolveu uma análise mais rigorosa e aprofundada, dedicamo-nos à caracterização da condição de saúde da população idosa objeto, sendo que tal caracterização compreendeu a avaliação dos seus estados físico e mental e, neste âmbito, procedeu-se à aplicação da escala de Barthel, de MiniMental, de Addenbrooke e da escala de Depressão Geriátrica. Terminada a recolha de dados, a análise da informação obtida revelou-se essencial para a identificação dos problemas e das necessidades destes idosos. A escassa estimulação cognitiva e a insuficiente integração dos idosos com dependência nas atividades desenvolvidas pela instituição foram, por nós, tidas em conta e consideradas prioritárias para a intervenção. De facto, tais situações conduziram-nos à elaboração de um projeto de intervenção designado “ERA”, o qual compreende dois propósitos fundamentais: primeiro, a estimulação da memória e o desenvolvimento de experiências de aprendizagem, visando promover o bem-estar cognitivo e a qualidade de vida da população idosa da instituição; segundo, a potencialização das competências através da participação dos idosos em atividades, nomeadamente atividades lúdicas musicais, instigando a interação entre os idosos e a vertente cultural. Consideramos que as repostas sociais devem visar pela promoção de um envelhecimento ativo aliado à implementação de projetos de animação sociocultural, no intuito de fomentar a participação social e a aprendizagem ao longo da vida. Quanto aos resultados obtidos com o projeto, o investimento em projetos de animação sociocultural possibilitou aos idosos o desenvolvimento, a manutenção e a estimulação das suas competências cognitivas.
The gerontological social intervention project had as its organizational structure the social responses by the Day Center and Residential Structure of the Social and Parish Center of Terroso. The social diagnosis constituted the support element of the present study, allowing to draw the lines of intervention to be implemented. Focused on the characterization of the elderly and the respective social responses where they are inserted, it allowed the identification of the social problems and the existing potentialities that would justify a concerted intervention. In a first instance, we use intentional conversations and participant observation in order to understand the institutional reality in question, in particular, the elderly who are part of it. Through these techniques, we collected important elements of socio-demographic characterization, the professional path, income, relational networks, health conditions and elderly dependency, as well as routines, services and the developed activities. In a second phase, which involved a more rigorous and in-depth analysis, we committed ourselves to the characterization of the health condition of the object elderly population, that comprehended the evaluation of their physical and mental states and, therefore, to the application of the Barthel Scale, MiniMental, Addenbrooke and the Geriatric Depression Scale. After the data collecting, the analysis of the information obtained was essential to identify the problems and needs of the elderlies. The lack of cognitive stimulation and insufficient integration of the dependent elderlies on the activities developed by the institution were considered, by us, as priorities for the intervention. In fact, such situations led to the elaboration of an intervention project called "ERA", which apprehend two fundamental purposes: firstly, the stimulation of memory and the development of learning experiences, aiming to promote cognitive well-being and quality of life of the institution's elderly population; and secondly, the empowerment of skills through the elderly’s participation in activities, namely musical activities, instigating the interaction between the elderly and the culture side. We believe that social responses should aim to promote an active ageing combined with the implementation of socio-cultural projects to promote social participation and lifelong learning. As for the results obtained with the project, the investment in projects of sociocultural animation allowed the elderly to develop, maintain and stimulate their cognitive skills.

Description

Keywords

Envelhecimento-ativo Estimulação cognitiva Envelhecimento Animação sociocultural.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue