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A representação feminina no mercado da beleza e a tendência do Femvertising

dc.contributor.advisorFidalgo, Alexandra Marina Abrantes
dc.contributor.advisorMorais, Rodrigo Antunes
dc.contributor.authorClarkson, Kissyla Gonçalves
dc.date.accessioned2022-04-29T12:01:10Z
dc.date.available2022-04-29T12:01:10Z
dc.date.issued2022-03
dc.description.abstractPartindo do conceito de femvertising, que surgiu da necessidade das mulheres de se sentirem representadas na publicidade, tendo como base a luta social do feminismo, e que busca desconstruir antigos padrões estéticos relacionados ao gênero feminino, esta pesquisa analisa a influência deste conceito dentro do mercado da beleza. A análise é feita a partir da comparação de campanhas que utilizam desse conceito, tanto de forma positiva, a trazer mudanças para a vida das mulheres e a fomentar o diálogo da causa social do feminismo, como de forma negativa, se apropriando da causa feminista e trazendo uma barreira para a desconstrução dos padrões impostos na sociedade ocidental, travando o diálogo e não respeitando as mulheres consumidoras destas marcas. É aplicada uma metodologia de pesquisa empírica qualitativa recorrendo à análise de conteúdo de campanhas selecionadas e à análise de dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas com profissionais da área da beleza e de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra feminina, para validação dos resultados. Concluiu-se que o conceito de femvertising, ao ser aplicado em campanhas do mercado da beleza, pode ser benéfico, a partir do momento que as marcas e as agências entendam que é necessário realizar uma mudança estrutural interna, para só assim dialogar com seu público e trazer uma mudança social.pt_PT
dc.description.abstractStarting from the concept of femvertising, which emerged from the necessity for women to feel represented in advertising, based on the social struggle of feminism, and which seeks to deconstruct old aesthetic patterns related to the feminine gender, this research analyses the influence of this concept within the market of beauty. The analysis employs the comparison of campaigns that use this concept, both in a positive way, bringing changes to women’s lives and fostering the dialogue of the social cause of feminism, as well as in a negative way, by appropriating the feminist cause and bringing a barrier to the deconstruction of patterns imposed by the western society, thus breaking the dialogue and disrespecting the women that consume from these brands. A qualitative empirical research methodology is applied, using the content analysis of selected campaigns and the analysis of data collected through semi-structured interviews with professionals from the beauty market and a questionnaire survey administered to a female sample to validate the results. It was concluded that the concept of femvertising, when applied in campaigns in the beauty market, can be beneficial if the brands and agencies understand the necessity to undertake internal structural changes, only then dialoguing with their audiences and bring about any social change.pt_PT
dc.identifier.tid203001478pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40330
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCriação publicitáriapt_PT
dc.subjectFeminismopt_PT
dc.subjectFemvertisingpt_PT
dc.subjectNovas tendênciaspt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectMercado da Belezapt_PT
dc.subjectEmpoderamento femininopt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.titleA representação feminina no mercado da beleza e a tendência do Femvertisingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

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Dissertação de Mestrado _ KissylaClarkson.pdf
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