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Authors
Abstract(s)
O presente relatório pretende descrever e analisar as competências
desenvolvidas ao longo do 8º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde
Materna e Obstetrícia, com especial enfoque no Ensino Clínico “Estágio com
Relatório” (o último do curso), indo ao encontro do perfil de competências
previsto para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e
Obstétrica (O.E, 2019). Durante este Ensino Clínico, prestei cuidados de
enfermagem especializados, de forma a empoderar a mulher/casal grávido a
vivenciarem o momento do parto, tal como o idealizaram e de acordo com as
suas crenças, valores e cultura.
As atividades realizadas decorreram no período de 5 de março a 27 de
julho de 2018, num hospital distrital da região de Lisboa.
Atualmente os enfermeiros são cada vez mais confrontados com uma
grande diversidade cultural em situações de transição do ciclo de vida familiar,
como é o caso da gravidez, parto e todo o processo parental, o que exige novas
competências comunicacionais e culturais.
Optei por desenvolver esta temática, com enfoque na mobilidade durante
o primeiro estádio do trabalho de parto, tendo por base a teoria de Madeleine
Leininger. Ao longo do ensino clínico, utilizei uma prática baseada na evidência
e uma reflexão sistemática sobre as práticas.
Os resultados obtidos, além dos cuidados culturalmente sensíveis, os
benefícios da mobilidade da pélvis e a forma como as diferenças culturais afetam
a mulher durante a gravidez e parto, evidenciaram que as mulheres apresentam
experiências e atitudes diferentes em relação a todo este processo de acordo
com o interesse, nível de literacia e educação em saúde que tiveram ao longo
da gravidez, tal sofrendo uma influência importante do envolvimento dos
enfermeiros durante o período pré e intra-natal.
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Keywords
Enfermagem obstétrica Diversidade cultural Competência cultural Enfermeiro especialista
