Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.06 MB | Adobe PDF |
Authors
Hozhda, Tymur
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Trabalho de Investigação Aplicada incide sobre o tema “Aplicação
prática do conceito da Organização do Tratado do Atlântico Norte “Treinar, Aconselhar e
Assistir” pelas equipas de assessoria de operações especiais: Estudo de caso do
Afeganistão”. Tem como objetivo compreender e descrever que particularidades devem ser
consideradas durante o Treinar, Aconselhar e Assitir (termo anglo-saxónico de Train,
Advise and Assit) praticados pelos militares de operações especiais às forças de operações
especiais afegãs. A metodologia utilizada nesta investigação é qualitativa, descritiva e
exploratória. Utilizamos o método estudo de caso porque permite manter uma perspetiva
holística sobre um fenómeno específico (Yin, 2018) em estudo neste trabalho. Para tal,
recorremos a várias fontes de recolha de dados que têm por base entrevistas
semiestruturadas, análise de documentos e a observação direta.
Na realização do nosso trabalho, depois de efetuado o estudo e a respetiva análise
de conteúdo, emergiram dimensões relevantes, que são: os aspetos sociais, as
particularidades da missão, o treino, o aconselhamento e a assistência.
Durante a realização das sessões de assessoria os aspetos sociais que possuem maior
influência nas relações entre as equipas de assessoria e a contraparte afegã são a
dificuldade na comunicação, a corrupção e o sistema de “favores”.
No que se refere ao treino, foram desenvolvidos vários projetos pelas equipas de
assessoria de forma a criar, melhorar e integrar o treino na escola de excelência afegã,
como o Afghan Special Operations Forces Training Management System, o fluxograma de
trabalho e o processo simplificado de lições aprendidas. Estas ferramentas serviam para
validar se o que era ensinado nos cursos era correto ou se era necessário reformular os
referenciais, organizar todas as tarefas logísticas necessárias para a organização e
realização dos cursos, garantir que as lições identificadas em combate, possuem
implicações a nível formativo e de treino, respetivamente.
No aconselhamento, foram adaptadas e alteradas várias estruturas/orgânicas das
forças afegãs como a reestruturação da taskhil (quadros orgânicos da contraparte afegã)
pelas equipas de assessoria portuguesas.
Por fim, na assistência, foi verificado que as forças afegãs possuem uma
dependência das forças dos Estados Unidos da América relativamente à sustentação das
suas forças.vi
Apesar de todos os objetivos propostos terem sido cumpridos pelas equipas de
assessoria de operações especiais, a saída precoce deste teatro de operações prejudicou as
contrapartes afegãs na consolidação e finalização de processos/projetos desenvolvidos.
Como investigações futuras, propomos a continuação da investigação na vertente do
treinar, aconselhar e assistir, nomeadamente, as missões de Advise, Assist, Accompany and
Enable. Estas consistem no possível acompanhamento por parte das equipas de assessoria
das suas contrapartes na realização de missões.
Description
Keywords
Treino Aconselhamento e Assistência Equipas de Assessoria de Operações Especiais Forças de Operações Especiais Afegãs