Repository logo
 
Publication

Relatório final de estágio da prática de ensino supervisionada: Histórias e a sua importância no desenvolvimento das crianças no pré-escolar

dc.contributor.advisorFerreira, Ana
dc.contributor.advisorAmado, Nuno
dc.contributor.authorOliveira, Elsa Maria Martins de
dc.date.accessioned2015-07-09T16:37:16Z
dc.date.available2015-07-09T16:37:16Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste relatório, pretende ser um instrumento de reflexão sobre a qualidade das experiências e aprendizagens em contexto de estágio de intervenção e qualificação para a docência em educação pré-escolar, mais precisamente no Jardim-de-infância Centro de Acolhimento do Bairro Padre Cruz. Esta intervenção teve como objetivo criar várias situações de aprendizagem que fossem marcantes para o grupo, desenvolvendo assim uma prática pedagógica de qualidade. Deste modo, foi utilizada uma metodologia centrada na recolha e análise de dados para a caracterização do grupo, no sentido de se conhecer a realidade educativa e assim implementar uma prática pedagógica adequada, capaz de dar respostas às necessidades diagnosticadas nas crianças. Como nos define o Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do educador de infância, segundo o Decreto – Lei nº 241/2001 de 30 de Agosto, (pág.5573, ponto 3) " Observa cada criança, bem como os pequenos grupos e o grande grupo, com vista a uma planificação de atividades e projetos adequados às necessidades da criança e do grupo e aos objetivos de desenvolvimento e da aprendizagem;” Pudemos constatar que algumas crianças apresentam dificuldades ao nível da linguagem, não só em se expressarem mas também na articulação de certas palavras. Daí estarmos a utilizar o livro, como estratégia, transmitindo-lhes o gosto pelas histórias, pelo imaginário e fantasia. Assim, tendo em conta as suas características, necessidades, interesses e a problemática definida, que como referimos se centra no desenvolvimento da linguagem, propomos o desenvolvimento do projeto “ Histórias e a sua importância no desenvolvimento das crianças no pré- escolar”, que terá como objetivo, promover o desenvolvimento linguístico das crianças em idade pré-escolar” e simultaneamente criar momentos de consciencialização dos pais, para a importância dos livros no desenvolvimento equilibrado da criança, organização do seu pensamento, socialização, interiorização de valores, ajudando ainda a construir o seu sentido de pertença e de identidade. As perspetivas educacionais acima referidas apoiam-se nos Princípios Gerais e na Intervenção Educativa, presentes nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, bem como no Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do educador de infância, segundo o Decreto – Lei nº 241/2001 de 30 de Agosto, (pág.5572) que nos diz: ”Na educação pré – escolar, o educador de infância concebe e desenvolve o respectivo currículo, através da planificação, organização e avaliação do ambiente educativo, bem como das atividades e projectos curriculares, com vista á construção de aprendizagens integradas”por
dc.identifier.tid202971821
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9282
dc.language.isoporpor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectMetodologiaspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectLivropor
dc.subjectReflexãopor
dc.titleRelatório final de estágio da prática de ensino supervisionada: Histórias e a sua importância no desenvolvimento das crianças no pré-escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolarpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO FINAL- Elsa Oliveira.pdf
Size:
1.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: