Repository logo
 
Publication

Determinantes da intenção de visita a espaços de turismo rural

dc.contributor.advisorEspírito Santo, Pedro Manuel do
dc.contributor.authorCasanova, Inês Lages
dc.date.accessioned2023-05-11T08:55:44Z
dc.date.available2023-05-11T08:55:44Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO turismo tem sido um catalizador da economia portuguesa nos últimos anos e, mais especificamente, o turismo rural, considerado como o turismo no meio rural que abraça o ambiente rural como principal produto oferecido, o que tem contribuído para o dinamismo da economia nacional. O turismo rural tem aumentado de uma forma notável desde os anos 70 do século passado e nesse sentido, a importância de estudos nesta área tem crescendo também. Neste contexto específico, o trabalho de dissertação que aqui se apresenta visa servir como estudo para o desenvolvimento do turismo rural no interior de Portugal. Neste contexto, identificou-se que a identidade local e a história da comunidade são os principais recursos da oferta local, contribuindo, assim, para o crescimento do turismo em determinadas áreas. Além disso, muitos autores consideram o escapismo um fator importante para a compreensão da experiência turística, tendo em conta que o turismo é muitas vezes visto como uma forma de fuga temporária ao quotidiano. Adicionalmente, por vezes, é a memória que inspira as escolhas individuais de destino uma vez que os turistas voltam a visitar lugares associados a memórias positivas de visitas anteriores ou associados ao seu passado. Assim, através de um modelo concetual proposto, foi elaborado um estudo que recolheu dados de uma amostra de 366 turistas com respostas obtidas através de um questionário auto-administrado online. Dos dados, que foram analisados através do software SMART PLS, identificou-se que a perceção sobre os recursos da comunidade, o escapismo, a memória e as normas subjetivas influenciam a intenção de visita de espaços rurais. Neste sentido, esta dissertação apresenta um contributo para o avanço da teoria e, as suas conclusões serão utilizadas para melhorar o turismo rural na região interior de Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid203287029pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44762
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismo no Espaço Ruralpt_PT
dc.subjectTurismo de Interiorpt_PT
dc.subjectIntenção de Visitapt_PT
dc.titleDeterminantes da intenção de visita a espaços de turismo ruralpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
INES_CASANOVA.pdf
Size:
1.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: