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Authors
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Abstract(s)
Há evidências da implicação do comprometimento organizacional no absentismo,
turnover, pontualidade, comportamentos de cidadania e no desempenho dos
colaboradores. Parece existir uma relação entre comprometimento, competitividade e
eficácia. Para que os indivíduos adotem CCO e consequentemente prestem um
serviço de melhor qualidade, a relação entre o empregado e o empregador deve ser
de troca social, identificação com os objetivos organizacionais e empowerment dos
empregados. Os objetivos definidos para este estudo passaram por descrever o nível
das dimensões do comprometimento organizacional e dos comportamentos de
cidadania organizacional dos enfermeiros de um hospital privado, identificar as
relações entre o comprometimento organizacional e os CCO, e verificar se as suas
características sociodemográficas e profissionais se relacionam com o seu
comprometimento organizacional e os seus CCO. O estudo foi quantitativo descritivocorrelacional
e amostra foram todos os enfermeiros do hospital (N=87). Foi utilizado
um questionário com escala de Likert baseado na escala de CO que foi traduzida e
validada para o contexto português por Nascimento et al. (2008) baseado na escala
proposta por Meyer & Allen (1997), e na escala de CCO desenvolvida para
enfermeiros em contexto hospitalar por Gaspar & Jesuíno (2009). Os dados foram
tratados através do SPSS 22.0. Os enfermeiros apresentaram baixo CO (3,97) sendo
que a componente afetiva foi a mais demonstrada (4,32), seguida da calculativa (3,85)
e normativa (3,69). Os CCO eram adotados moderadamente (3,90) tendo os CCO
dirigidos aos indivíduos obtido maior média (3,95), seguido dos CCO dirigidos à
organização (3,85). Algumas características sociodemográficas e profissionais
influenciaram tanto o CO como os CCO. Encontrou-se uma relação positiva de
moderada intensidade entre CCO-O e o CO afetivo e de baixa intensidade entre o
CCO-O e o CO normativo.
Description
Keywords
Gestão em enfermagem Enfermeiros Cidadania organizacional Comportamento organizacional