Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.85 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A governança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um desafio complexo para
toda cidade-sede. Considerado o maior evento ddesportivo do mundo, os Jogos Olímpicos
envolvem a participação de diversos representantes dos setores público e privado, num
processo que exige ações coordenadas e estratégicas para o cumprimento das obrigações e
dos prazos junto ao Comité Olímpico Internacional (COI).
No Brasil, os Jogos Rio2016 demandaram a criação de uma estrutura legal
exclusiva para coordenar a interlocução entre os três níveis de governo e o Comité
Organizador. A Autoridade Pública Olímpica (APO) foi inspirada no modelo da Olympic
Public Authority (ODA) dos Jogos de Londres (2012), mas com adaptações à realidade
brasileira.
O consórcio integrou uma ampla estrutura de governança, composta por diversos
fóruns de poder decisório em diferentes instâncias, além de instituições criadas
isoladamente pelas esferas governamentais para atuarem exclusivamente em temas
olímpicos. Esse contexto sinalizou a dificuldade da implementação fluida e ágil de um
processo de planeamento que previsse uma interação eficaz e eficiente entre os três níveis
de governo.
Assim, este trabalho visa a analisar a estrutura de governança na esfera pública da
preparação dos Jogos Rio2016, desde a vitória da candidatura do Rio de Janeiro em 2009,
até a realização do megaevento em agosto de 2016, para verificar sua utilidade e seus
impactos na execução do papel legal da APO.
O percurso metodológico iniciou-se com a revisão da literatura sobre o tema, por
meio da consulta de publicações, documentos, websites, matérias e artigos nacionais e
estrangeiros relacionados aos Jogos Rio2016. Essa etapa permitiu uma visão abrangente e
completa da problemática da estrutura de governança adotada para o megaevento.
Após a coleta da informação, passou-se à construção de um modelo de análise mais
detalhada, tendo sido identificadas as dimensões e os indicadores a serem analisados de
forma a atingir os objetivos da investigação. A observação da realidade foi enriquecida
com a realização de entrevistas com integrantes do processo de organização dos Jogos
Rio2016. O questionário serviu para analisar a implementação prática dos modelos teóricos
identificados no início da investigação, a fim de se confirmar a hipótese de trabalho.
As conclusões da investigação apontam para lições aprendidas e oportunidades de
melhoria que visam a colmatar as lacunas identificadas na estrutura de governança adotada
para a realização dos Jogos Rio2016, considerando que a experiência possa ser replicada na organização de futuros projetos semelhantes que envolvam a participação dos diferentes
níveis de governo. Abstract: The governance of the Olympic and Paralympic Games is a complex challenge for
every host city. Considered the biggest sporting event in the world, the Games involve the
participation of several representatives of the public and private sectors, in a process that
requires coordinated actions and fast decision-making, strategic for compliance with
obligations and deadlines with the International Olympic Committee.
In Brazil, the Rio2016 Games demanded the creation of an exclusive legal structure
to coordinate the interlocution between the three levels of government and the Organizing
Committee. The Olympic Public Authority (APO) was inspired by the Olympic Delivery
Authority (ODA) model of the London 2012 Games, but with adaptations to the Brazilian
reality.
The consortium has integrated a broad governance structure, composed of diverse
forums of decision-making power in different instances, as well as institutions created by
government spheres to work exclusively on Olympic themes. This context signaled the
difficulty of the fluid and agile implementation of a planning process that predicted
effective and efficient interaction between the three levels of government.
Thus, this paper aims to analyze the governance structure in the public sphere of
preparation for the Rio2016 Games, from the victory of the Rio de Janeiro candidacy in
2009, to the delivery of the mega event in August 2016, to verify its usefulness and its
impacts in carrying out the legal role of the APO.
The methodological course began with a review of the literature on the subject,
through the consultation of publications, documents, websites and national and foreign
articles related to the Rio2016 Games. This step allowed a comprehensive and complete
view of the governance structure adopted for the mega event.
After the information was collected, a more detailed analysis model was
constructed, and the dimensions and indicators to be analyzed were identified in order to
achieve the objectives of the study investigation. The observation of the current reality at
that time was enriched by interviews with members of the Rio2016 Games organization
process. The questionnaire served to analyze the practical implementation of the
theoretical models identified at the beginning of the investigation, in order to confirm the
hypothesis of work.
The research findings point to lessons learned and opportunities for improvement
aimed at bridging the gaps identified in the governance structure adopted for the delivery
of the Rio2016 Games, considering that the experience can be replicated in the organization of similar future projects involving the participation of the different levels of
government.
Description
Keywords
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016 Governança dos Jogos Autoridade Pública Olímpica Rio2016 Olympic and Paralympic Games The Governance of the Games Olympic Delivery Authority