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Authors
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Abstract(s)
A Fibrose Quística (FQ) é uma doença crónica, genética e hereditária, com um
envolvimento multissistémico, cuja morbilidade e mortalidade precoces estão
associadas à doença respiratória crónica. Pese embora este facto, nos últimos anos
a sobrevida e a esperança média de vida, melhoraram consideravelmente,
estendendo-se para além da idade pediátrica, devido ao desenvolvimento de centros
de referência de FQ e à melhoria da qualidade dos cuidados. Como resultado, o
perfil e as necessidades do doente com FQ atualmente são diferentes, e a
adolescência representa uma oportunidade de intervenção e capacitação, visto ser
uma etapa em que surgem os novos comportamentos de saúde e uma assunção
progressiva de maiores responsabilidades na gestão da doença crónica.
Neste contexto, a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de
Reabilitação (EEER) é essencial na gestão da progressão da doença, tendo como
desafio a promoção da adesão ao regime terapêutico diário, nas suas diferentes
vertentes, com maior enfoque na promoção do autocuidado na toilette brônquica.
Perante as exigências de um cuidar especializado, foi elaborado um projeto de
formação no decorrer do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de
Especialização em Enfermagem de Reabilitação, subordinado à temática da
promoção do autocuidado do adolescente com FQ na toilette brônquica, sendo este
posteriormente implementado, em contexto de estágio. Desta implementação
culminou o presente relatório, no qual é realizada a descrição e análise das
aprendizagens que conduziram ao desenvolvimento das competências comuns do
Enfermeiro Especialista, e específicas do EEER nas suas diferentes áreas de
atuação, e em simultâneo dar resposta às exigências do 2º ciclo de estudos.
Todo este percurso foi norteado pela Teoria do Défice do Autocuidado em
Enfermagem, desenvolvida por Dorothea Orem, da qual se destaca um dos
conceitos centrais, o autocuidado, que tem evoluído no tempo e encontra-se
associado à autonomia, independência e à responsabilidade pessoal.
Deste percurso, concluí que o EEER tem uma intervenção fulcral na
identificação de estratégias de adesão e das necessidades educacionais do
adolescente com FQ, contribuindo para a sua capacitação na gestão da doença
crónica, promovendo o autocuidado na toilette brônquica.
Description
Keywords
Enfermagem em reabilitação Fibrose cística Autocuidado Adolescente
