Repository logo
 
Publication

Supervisão pedagógica no contexto da formação inicial de educadores de Infância: modelo de formação em alternância

dc.contributor.authorCorreia, Isabel
dc.contributor.authorMatos, Maria Manuela
dc.contributor.authorFigueira, Sofia Corrêa
dc.date.accessioned2021-01-25T15:19:10Z
dc.date.available2021-01-25T15:19:10Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos o modelo de supervisão pedagógica em contexto de formação de educadores de infância, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), bem como as perceções de estudantes estagiários e educadores cooperantes, sobre a sua organização e desenvolvimento. É um modelo de formação com uma organização em alternância, que alterna tempos de prática pedagógica com tempos de permanência na escola de formação, num processo de construção de conhecimentos, assente numa perspetiva dialógica e construtivista que inclui todos os intervenientes no processo de formação, composto pela tríade - estagiários, educadores cooperantes do local de estágio e supervisores da escola de formação. Enfatiza-se, de forma gradual, o valor da prática pedagógica enquanto componente básica de análise e reflexão dos estudantes estagiários, com o objetivo de adquirirem competências pessoais e profissionais. A organização do plano curricular contempla uma perspetiva integradora das diferentes componentes de formação prevista no decreto-lei 79/2014. Os estudantes estagiários e os educadores cooperantes ao avaliarem o modelo, referem que consiste numa forma de organização e desenvolvimento positiva e fazem referência aos tempos de alternância – contexto de estágio e escola de formação - como uma mais-valia para o desenvolvimento profissional dos futuros educadores de infância, aludindo que os mesmos têm a possibilidade de questionarem a prática e adotarem uma atitude reflexiva, ou seja, têm a possibilidade de efetivar o ciclo observar-agir-refletir. Evidenciam, ainda, os processos colaborativos e experienciais vivenciados pelos estudantes estagiários, como aspetos necessários e influentes na construção da teoria a partir da prática.pt_PT
dc.description.abstractIn this article we present the model of pedagogical supervision in the context of the formation of childhood educators, integrated in the Master's Degree in Pre-School Education of the School of Education (ESE) of the Polytechnic Institute of Setúbal (IPS), as well as the perceptions of trainee students and educators, on their organization and development. It is a training model with an alternating organization, which alternates times of pedagogical practice with times of permanence in the training school, in a process of knowledge construction, based on a dialogic and constructivist perspective that includes all the participants in the formation process, composed by the triad - trainees, cooperating educators of the training place and supervisors of the training school. Gradual emphasis is placed on the value of pedagogical practice as a basic component of the analysis and reflection of the trainee students, with the aim of acquiring personal and professional skills. The organization of the curricular plan contemplates an integrative perspective of the different training components provided for in Decree-Law 79/2014. The trainee students and the cooperating educators, when evaluating the model, refer that it consists of a form of positive organization and development and refer to alternating times - training context and training school - as an added value for the professional development of the future educators of childhood, alluding that they have the possibility of questioning the practice and adopting a reflexive attitude, they have the possibility of effecting the cycle observe-act-reflect. They also show the collaborative and experiential processes experienced by trainee students, as necessary and influential aspects of the construction of theory from practice.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia, I. M. T., Matos, M. M. S., & Figueira, S. G. S. C. (2021). Supervisão pedagógica no contexto da formação inicial de educadores de infância: modelo de formação em alternância. In E. M. Senhoras (Og.). Políticas públicas na educação e a construção do pacto social e da sociabilidade humana 3 (pp. 88-100). Ponta Grossa - PR: Atena.pt_PT
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.2532114019pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/34911
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectSupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectEducadores de infânciapt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectEducadores cooperantespt_PT
dc.subjectPedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectInitial trainingpt_PT
dc.subjectChildhood educatorspt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.subjectCooperating educatorspt_PT
dc.titleSupervisão pedagógica no contexto da formação inicial de educadores de Infância: modelo de formação em alternânciapt_PT
dc.title.alternativePedagogical supervision in the context of the formation of childhood educators: an alternating training modelpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGago da Silva Corrêa Figueira
person.givenNameSofia
person.identifier.ciencia-idD817-CEF8-3767
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication79204e18-3143-4f0e-9ff4-2300a2bc2a8a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery79204e18-3143-4f0e-9ff4-2300a2bc2a8a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo Supervisão Pedagógica Atena Editora Sofia Figueira.pdf
Size:
216.18 KB
Format:
Adobe Portable Document Format