Publication
Experiências de Cyberbullying relatadas por estudantes do ensino superior politécnico
dc.contributor.author | Martins, Maria José D. | |
dc.contributor.author | Simão, A. M. Veiga | |
dc.contributor.author | Azevedo, P. | |
dc.date.accessioned | 2016-06-07T15:01:51Z | |
dc.date.available | 2016-06-07T15:01:51Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | As TIC trouxeram múltiplos benefícios mas acarretam também riscos, nomeadamente o cyberbullying, ou seja, a prática de atos agressivos, intencionais e repetidos com recurso a dispositivos eletrónicos para, por exemplo, enviar mensagens insultuosas ou criar websites que difamam e hostilizam os outros. Este estudo teve por objetivos conhecer a frequência e os tipos de cyberbullying praticados, sofridos e observados por estudantes do ensino superior politécnico; saber se se veriicam diferenças entre géneros e cursos; identiicar as emoções associadas aos diferentes papéis no cyberbullying; identiicar os motivos invocados pelos agressores para explicar este tipo de comportamento. Para o efeito construiu-se um questionário quantitativo que foi aplicado a 170 estudantes que frequentavam várias licenciaturas de uma instituição de ensino superior politécnico de Portugal. Os resultados revelaram que 30,6% dos estudantes já tinham sido vítimas de cyberbullying e 8,2% admitiu ter praticado cyberbullying, pelo menos algumas vezes. Um dos motivos mais evocados pelos agressores para esta prática foi a vingança relativamente a episódios ocorridos anteriormente. Não se veriicaram diferenças signiicativas entre sexos mas o fenómeno era mais frequente em cursos de engenharia comparativamente aos de educação e ciências humanas. Equaciona-se a prevenção do cyberbullying a partir da utilização dos próprios meios de comunicação social para promoção da partilha de informação sobre como utilizar as TIC de forma ética e segura, bem como através da criação de programas e plataformas envolvendo estudantes de vários níveis de ensino com vista à prevenção deste fenómeno. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | PTDC/CPECED/108563/2008. | |
dc.identifier.isbn | 978-989-98314-8-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13937 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.subject | cyberbullying | pt_PT |
dc.subject | estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.title | Experiências de Cyberbullying relatadas por estudantes do ensino superior politécnico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 809 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 797 | pt_PT |
oaire.citation.title | Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Experiências de Cyberbullying relatadas por estudantes do ensino superior politécnico.pdf
- Size:
- 166.3 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: