Repository logo
 
Publication

Experiências de Cyberbullying relatadas por estudantes do ensino superior politécnico

dc.contributor.authorMartins, Maria José D.
dc.contributor.authorSimão, A. M. Veiga
dc.contributor.authorAzevedo, P.
dc.date.accessioned2016-06-07T15:01:51Z
dc.date.available2016-06-07T15:01:51Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractAs TIC trouxeram múltiplos benefícios mas acarretam também riscos, nomeadamente o cyberbullying, ou seja, a prática de atos agressivos, intencionais e repetidos com recurso a dispositivos eletrónicos para, por exemplo, enviar mensagens insultuosas ou criar websites que difamam e hostilizam os outros. Este estudo teve por objetivos conhecer a frequência e os tipos de cyberbullying praticados, sofridos e observados por estudantes do ensino superior politécnico; saber se se veriicam diferenças entre géneros e cursos; identiicar as emoções associadas aos diferentes papéis no cyberbullying; identiicar os motivos invocados pelos agressores para explicar este tipo de comportamento. Para o efeito construiu-se um questionário quantitativo que foi aplicado a 170 estudantes que frequentavam várias licenciaturas de uma instituição de ensino superior politécnico de Portugal. Os resultados revelaram que 30,6% dos estudantes já tinham sido vítimas de cyberbullying e 8,2% admitiu ter praticado cyberbullying, pelo menos algumas vezes. Um dos motivos mais evocados pelos agressores para esta prática foi a vingança relativamente a episódios ocorridos anteriormente. Não se veriicaram diferenças signiicativas entre sexos mas o fenómeno era mais frequente em cursos de engenharia comparativamente aos de educação e ciências humanas. Equaciona-se a prevenção do cyberbullying a partir da utilização dos próprios meios de comunicação social para promoção da partilha de informação sobre como utilizar as TIC de forma ética e segura, bem como através da criação de programas e plataformas envolvendo estudantes de vários níveis de ensino com vista à prevenção deste fenómeno.pt_PT
dc.description.sponsorshipPTDC/CPECED/108563/2008.
dc.identifier.isbn978-989-98314-8-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13937
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.subjectcyberbullyingpt_PT
dc.subjectestudantes do ensino superiorpt_PT
dc.titleExperiências de Cyberbullying relatadas por estudantes do ensino superior politécnicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage809pt_PT
oaire.citation.startPage797pt_PT
oaire.citation.titleEnvolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Experiências de Cyberbullying relatadas por estudantes do ensino superior politécnico.pdf
Size:
166.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: