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Ativação de uma marca através do marketing digital: caso ‘Os Bonitos’

dc.contributor.advisorLeandro, Alexandra Maria Fernandes, 1975-
dc.contributor.authorRocha, Sara Filipa Santos
dc.date.accessioned2024-01-26T11:46:22Z
dc.date.available2024-01-26T11:46:22Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractCom o surgimento da internet e o crescimento das redes sociais, os consumidores passaram a utilizá-las para comunicar entre si, divulgando ideias e partilhando informações. Consequentemente, afetou a comunicação entre as marcas e os seus consumidores, que perceberam a oportunidade de as usar para promover os seus produtos, estabelecer relações de proximidade com os consumidores, acrescentar valor à marca e aumentar a notoriedade. Como tal, as marcas nacionais como ‘Os Bonitos’ utilizam cada vez mais os meios digitais como estratégia de marketing e comunicação, onde envolvem os consumidores e permitem uma maior diversificação de experiências com a marca. Assim, as redes sociais são consideradas potenciadoras da ativação digital de uma marca, pois promovem o relacionamento com os clientes de uma forma mais humana, aumentam o reconhecimento, a notoriedade e a fidelização, para além de serem baratas, de uso fácil e intuitivo. Dada a importância que a comunicação através dos meios digitais representa para as marcas, com o presente trabalho pretende-se perceber de que forma a marca ‘Os Bonitos’ utilizou o meio digital como ferramenta de ativação de marca. Especificamente pretende-se conhecer os objetivos e as práticas de ativação da marca, assim como identificar as publicações que geram mais interação e perceber a relação entre os conteúdos da marca e a interação dos seguidores. Desta forma, foi realizado um estudo de caso, através de uma abordagem qualitativa. A recolha de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada à fundadora da marca e de uma análise às redes sociais da marca, nomeadamente ao seu Instagram. Foram realizadas uma análise documental e uma análise de conteúdo às publicações da mesma. Com os resultados obtidos na entrevista semiestruturada, concluiu-se que a ativação da marca ‘Os Bonitos’ através dos meios digitais vai ao encontro das etapas e práticas referenciadas na revisão da literatura. Já com os resultados obtidos na análise ao Instagram da marca, compreendeu-se a forma como a marca comunica com os seus consumidores, isto é, quais as publicações que possuem maior interação e qual a relação entre o conteúdo da marca e a interação dos seguidores com a mesma.pt_PT
dc.identifier.tid203483413
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49395
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtivação da Marcapt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectAtivação Digitalpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectExperiênciaspt_PT
dc.titleAtivação de uma marca através do marketing digital: caso ‘Os Bonitos’pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

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