Repository logo
 
Publication

A multiculturalidade no 1.ºciclo do ensino básico: a sua abordagem a partir de uma história para crianças

dc.contributor.advisorNeves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Rita Fonseca
dc.date.accessioned2021-05-20T09:51:53Z
dc.date.available2021-05-20T09:51:53Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractAo olharmos para todas as comunidades escolares, em Portugal, é notável, cada vez mais, a presença de alunos(as) oriundos(as) de outros(as) países, com diferentes cores de pele, com diferentes hábitos culturais e com diferentes formas de estar perante a sociedade. Face a esta crescente sociedade multicultural, é da responsabilidade da escola, e de toda a comunidade escolar, transmitir valores de respeito, de partilha e de aceitação pela diferença, de forma a desenvolver em cada criança um olhar multicultural e de aceitação pela diversidade. Cabe a nós, como futuros docentes, garantir que os(as) nossos(as) alunos(as) cresçam como seres multiculturais, valorizem e respeitem as diferentes culturas e sejam capazes de reprovar atitudes discriminatórias para com os(as) outros(as) alunos(as) de culturas diferentes da sua. O principal objetivo do presente trabalho era perceber se os(as) alunos(as) estrangeiros(as) se sentiam integrados(as) na escola que frequentavam e, ainda, qual a sua opinião sobre a sua escola e os(as) restantes alunos(as). Com este trabalho procurou-se perceber o papel das histórias para crianças na aceitação da diversidade cultural e, ainda, conhecer a opinião e atitude de alguns(algumas) alunos(as) de nacionalidade portuguesa, relativamente a crianças de outras nacionalidades, principalmente, com outro tipo de cor de pele. Este estudo encontra-se organizado, fundamentalmente, em duas partes: a primeira parte, designada de enquadramento teórico do tema e a segunda parte onde é apresentado o estudo realizado numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Numa primeira fase, foi aplicado um questionário aos(às) alunos(as) estrangeiros(as). Posteriormente, foram desenvolvidas três atividades, numa turma de alunos(as) do 1º ano de escolaridade, a partir do livro de Luísa Ducla Soares “Meninos de todas as cores”. Com este estudo conclui-se que, apesar de os(as) alunos(as) estrangeiros(as) se terem deparado com algumas dificuldades de integração na escola, o que deu origem a algumas respostas negativas, todos(as) se sentem bem, associando a escola e a comunidade escolar ao local onde têm amigos(as) para brincar e se sentem felizes.pt_PT
dc.identifier.tid202720578pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36548
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMulticulturalidadept_PT
dc.subjectDiversidade Cultural na Escolapt_PT
dc.subjectAceitaçãopt_PT
dc.subjectRespeitopt_PT
dc.subjectPartilhapt_PT
dc.subjectIntegraçãopt_PT
dc.titleA multiculturalidade no 1.ºciclo do ensino básico: a sua abordagem a partir de uma história para criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_RITA_ALMEIDA.pdf
Size:
2.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format