Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
425.47 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Projeto Educativo é um instrumento identitário da Escola, elaborado de acor-do com os normativos em vigor. Apoia os órgãos de gestão nas suas opções estratégicas de desenvolvimento organizacional; apoia o desempenho da profissionalidade docente, (cf. Antúnez, 1987; Silva, 2000) e apoia os pais na escolha da Escola dos seus educandos.
O Projeto Educativo de Escola (PEE) define as metas e as estratégias, alicerça-das nos valores preconizados, e institui as prospetivas para o futuro.
Definimos como objetivos desta comunicação:
1. Identificar o processo de elaboração do Projeto Educativo de Escola.
2. Identificar o modo como a comunidade educativa se envolveu na elaboração do PEE.
3. Identificar constrangimentos sentidos na elaboração.
4. Identificar o modo de organização do PEE.
5. Conhecer a forma como a comunidade educativa o colocou em prática.
Toda a investigação conducente à elaboração do PEE foi organizada em rede de gestão cristalina. Foi solicitada a colaboração de amigos críticos que ajudaram a olhar para todos os documentos produzidos de forma mais eficaz e eficiente.
A metodologia seguida na caracterização da Escola desenvolveu-se em várias etapas. Num primeiro momento foram apresentados ao Conselho Pedagógico os objetivos que nortearam a elaboração do Projeto Educativo de Escola e as técnicas a serem utili-zadas na caracterização da comunidade educativa.
A elaboração do PEE só tem sentido se for fruto da reflexão conjunta da Escola para identificar os seus próprios problemas, definir metas e enunciar estratégias.
Description
Keywords
Projeto educativo de escola Elaboração do projeto educativo de escola Comunidade educativa