Publication
A influĂȘncia militar da Inglaterra na crise de 1383-85 em Portugal
dc.contributor.author | Santos, Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2015-01-09T11:31:45Z | |
dc.date.available | 2015-01-09T11:31:45Z | |
dc.date.issued | 2014-07-01 | |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Investigação Aplicada, intitulado: âA InfluĂȘncia militar de Inglaterra na crise de 1383-85 em Portugalâ, tem como principal objetivo identificar a importĂąncia do papel da nova escola militar Inglesa na crise em Portugal. A identidade histĂłrica de uma nação deve ser de conhecimento e orgulho de todos os seus habitantes. Procura-se, aqui, contribuir para o conhecimento da HistĂłria militar de Portugal, fazendo um estudo da nova escola militar inglesa desde o seu surgimento e aplicaçÔes, atĂ© ao seu papel na crise de 1383-1385 em Portugal. Este trabalho estĂĄ estruturado em trĂȘs partes. Na primeira encontra-se uma introdução que apresenta o relatĂłrio cientĂfico. Aqui sĂŁo levantadas questĂ”es, hipĂłteses de resposta e objetivos de estudo. Numa segunda parte faz-se um levantamento documental e a consulta de diversas obras de literatura, fazendo anĂĄlise de conteĂșdo. Na Ășltima parte, tiram-se as conclusĂ”es e confirma-se ou infirmam-se as hipĂłteses levantadas na primeira parte, respondendo igualmente Ă s questĂ”es levantadas. As questĂ”es central e derivadas foram desenvolvidas para responder Ă questĂŁo de partida e para atingir os objetivos propostos. Quanto Ă metodologia, procedeu-se a uma anĂĄlise cronolĂłgica e comparativa de diversas obras. No sĂ©culo XIV assistiu-se ao surgimento de uma nova escola militar sendo Inglaterra a sua principal impulsionadora. As liçÔes que aprendeu ao longo dos seus conflitos levaram ao aperfeiçoamento de tĂ©cnicas e tĂĄticas principalmente direcionadas para combater a escola militar Francesa, mais conservadora. Dos principais aspetos inovadores destacam-se: a valorização da infantaria contra a cavalaria, onde agora cerradas formaçÔes de homens apeados eram capazes de aguentar a poderosa carga de cavalaria. O estudo e a preparação do terreno, com a criação de obstĂĄculos para retardar, desarticular e canalizar as forças inimigas. Por fim destaca-se o emprego de fogos em massa contra o inimigo na sua passagem pelos obstĂĄculos. A influĂȘncia desta nova escola militar permitiu a Portugal vencer diversos conflitos contra Castela que ameaçava a independĂȘncia nacional. Em Aljubarrota o papel desta influĂȘncia permitiu obter uma vitĂłria contra um inimigo muito superior em homens e equipamentos. | por |
dc.description.abstract | Abstract The present Research, entitled: âThe military Influence of England in Portugalâs crisis from 1383 to 1385â, has the main objective to identify the importance of the role of the new English military school in Portugal, during its crisis. The historical identity of a nation should be known to all and considered the pride of all its inhabitants. This research aims to contribute to the knowledge of Portugalâs military history by studying the new English military school since its beginning and practices, until its role in Portugalâs crisis from 1383 to 1385. This work is structured in three parts. The first part is an introduction that presents the scientific report. Here, questions are raised, hypotheses and objectives are studied. The second part makes a documentary survey, consultation of various literature works and contents are analyzed. In the third part, conclusions are drawn and confirmed, or ruled out the hypotheses raised, in the first part, responding also to issues raised. The central issues and derivatives were developed to respond to the question in hand and to reach the objectives proposed. Chronological and comparative analyses, of various works, were the methodologies used. In the 14th century a new military school emerged, being England its main driving force. The lessons learned, from its various conflicts, led to the improvement of techniques and tactics, mainly targeted to combat the French military school, which was more conservative. The main innovative aspects are: the enhancement of infantry against cavalry, where now closed formations of men were able to withstand the powerful cavalry charge, the study and the preparation of the battle field, with the creation o f obstacles to delay, disrupt and channel enemy forces, and also, the use of fireworks in mass against the enemy, in their passage through the various obstacles. The influence of this new military school allowed Portugal to win various conflicts against Castela, which threatened national independence. In Aljubarrota, the role of this military influence allowed Portugal to obtain a victory against an enemy vastly superior in men and equipment. | por |
dc.identifier.tid | 201420376 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/7441 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Academia Militar. Direção de Ensino | por |
dc.subject | Crise | por |
dc.subject | Escola Militar | por |
dc.subject | Inglaterra | por |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | TĂĄtica | por |
dc.title | A influĂȘncia militar da Inglaterra na crise de 1383-85 em Portugal | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |