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Abstract(s)
A revolução do marketing veio não só transformar os negócios como os conhecemos,
mas também a área da Política. Se numa empresa os colaboradores trabalham para
atingir objetivos de vendas e um bom posicionamento, os partidos políticos e os seus
candidatos visam, analogamente, uma “venda” positiva da sua imagem e um
posicionamento duradouro na mente dos eleitores. É necessário estabelecer relações
de confiança e fidelidade, pois um dos principais fatores de sucesso destas relações é
a comunicação bilateral, ou seja, ouvir e ser ouvido.
Neste sentido, é interessante estudar o impacto dos meios tecnológicos e das várias
vertentes do marketing no meio político, mais concretamente a parte envolvente da
comunicação. Não sendo possível integrar toda a conjuntura do marketing na política, o
estudo tem como objetivo geral analisar o impacto da comunicação nas campanhas
políticas, nomeadamente, no caso do Partido Iniciativa Liberal (IL), uma força política
que dá bastante relevo aos meios de comunicação, sejam estes tradicionais ou digitais.
A investigação tem por base uma metodologia quantitativa com uma pesquisa realizada
através da aplicação de um questionário dividido em três partes essenciais que foram
dirigidas a uma amostra representada por jovens com idade superior a 18 anos,
residentes na zona norte e assíduos no exercício do seu direito de voto.
Por fim, a principal conclusão do presente estudo resume-se ao facto do partido político
IL ter conquistado uma notoriedade semelhante ao partido PAN, sendo que a estratégia
de comunicação aplicada nos outdoors e nos cartazes foi decisiva para tal.
Description
Keywords
Marketing Político; Comunicação Política; Partidos Políticos; Iniciativa Liberal
