Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
692.76 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nas últimas décadas, temos vindo assistir à consciencialização da responsabilidade ambiental e aos seus
impactos. É através da educação ambiental que os alunos se confrontam com as necessidades de mudar
comportamentos e atitudes. Os Media são responsáveis pelas informações que chegam até nós. A literacia estatística
é considerada essencial para que os cidadãos possam assumir uma postura crítica face a essa informação. Sendo a
ecoliteracia da responsabilidade de todos, cabe ao professor desenvolver nos alunos capacidades que os façam
questionar o mundo, de forma crítica e informada. Este estudo tem como objetivos apresentar uma prática educativa
de promoção do desenvolvimento da literacia estatística e da ecoliteracia. Esta foi desenvolvida num contexto
interdisciplinar, onde o professor surge como mediador, dando voz aos alunos, criando aprendizagens significativas
relacionadas, nomeadamente, com a identificação da poluição como um problema ambiental e a interpretação de
dados presentes nos media para responder a uma questão-problema.
Description
Keywords
Ecologia Matemática Estatística Interdisciplinaridade Ecology Mathematics Statistics Interdisciplinarity
Citation
Publisher
[Associação Portuguesa de Educação em Ciências]