Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Reciclagem e literacia estatística : uma prática interdisciplinar

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Nas últimas décadas, temos vindo assistir à consciencialização da responsabilidade ambiental e aos seus impactos. É através da educação ambiental que os alunos se confrontam com as necessidades de mudar comportamentos e atitudes. Os Media são responsáveis pelas informações que chegam até nós. A literacia estatística é considerada essencial para que os cidadãos possam assumir uma postura crítica face a essa informação. Sendo a ecoliteracia da responsabilidade de todos, cabe ao professor desenvolver nos alunos capacidades que os façam questionar o mundo, de forma crítica e informada. Este estudo tem como objetivos apresentar uma prática educativa de promoção do desenvolvimento da literacia estatística e da ecoliteracia. Esta foi desenvolvida num contexto interdisciplinar, onde o professor surge como mediador, dando voz aos alunos, criando aprendizagens significativas relacionadas, nomeadamente, com a identificação da poluição como um problema ambiental e a interpretação de dados presentes nos media para responder a uma questão-problema.

Description

Keywords

Ecologia Matemática Estatística Interdisciplinaridade Ecology Mathematics Statistics Interdisciplinarity

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[Associação Portuguesa de Educação em Ciências]

CC License