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A experiência transicional do recém-nascido e família com necessidades paliativas :
dc.contributor.advisor | Graça, Maria da Graça Vinagre da | |
dc.contributor.author | Branquinho, Joana Catarina da Cruz Mendes | |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T14:21:57Z | |
dc.date.available | 2019-08-05T14:21:57Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Este relatório insere-se no 8º Curso de Mestrado em Enfermagem Área de Especialização de Saúde Infantil e Pediatria, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Pretende sistematizar as aprendizagens e o percurso formativo, que conduziram ao desenvolvimento de um nível avançado de competências em Enfermagem, compatíveis com o perfil de Mestre, Enfermeiro Especialista e Especialista em Saúde Infantil e Pediatria. O projeto desenvolve-se em torno da problemática dos Cuidados Paliativos Neonatais e da intervenção do Enfermeiro Especialista na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, com os seguintes objetivos: 1) Clarificar os referentes teóricos para os Cuidados Paliativos Neonatais; 2) Desenvolver competências na prestação de cuidados de enfermagem especializados em saúde da criança e do jovem com foco na promoção da transição, em situação de saúde e doença e nas diferentes etapas do desenvolvimento; e 3) Perspetivar recomendações para a prática do Enfermeiro Especialista em Saúde da Criança e do Jovem sobre Cuidados Paliativos Neonatais. No enquadramento conceptual, abordam-se os princípios dos Cuidados Paliativos Neonatais, suas particularidades e desafios na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e a realidade nacional, bem como algumas considerações sobre um quadro de referência para a prática (ancorado no modelo das transições), onde se expõe a paridade entre a visão dos Cuidados Paliativos Pediátricos, os pilares do cuidar em enfermagem pediátrica e o perfil de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Segue-se uma análise do percurso formativo. Descreve-se, de forma crítica e reflexiva, as atividades desenvolvidas e as práticas de cuidados nos diversos contextos, que permitiram dar resposta aos objetivos delineados e conduziram ao desenvolvimento de competências especializadas (científicas, técnicas e humanas). Descreve-se ainda parte de um estudo qualitativo, referindo-se os objetivos, a metodologia e os principais resultados. Conclui-se com o elencar de recomendações, capazes de elevar a atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais dirigidas à academia, aos profissionais, às unidades prestadoras de cuidados de saúde, à tutela/ órgãos de decisão central e aos órgãos reguladores da profissão. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202260763 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29483 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
dc.subject | Cuidados de enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Cuidados paliativos | pt_PT |
dc.subject | Neonatologia | pt_PT |
dc.subject | Recém-nascido | pt_PT |
dc.title | A experiência transicional do recém-nascido e família com necessidades paliativas : | pt_PT |
dc.title.alternative | que recomendações para a prática de cuidados paliativos na unidade de cuidados intensivos neonatais? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |
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- Relatório Mestrado EEESIP _Joana Mendes_Dez 2018.pdf
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