Repository logo
 
Publication

Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.authorCarvalho, Bruna Neto
dc.date.accessioned2020-01-28T14:24:44Z
dc.date.available2020-01-28T14:24:44Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete a experiência e o trabalho desenvolvido nos estágios realizados nesta etapa do percurso formativo. A estrutura do relatório está dividida em três componentes: a introdução, a componente investigativa e a componente reflexiva. Na introdução, são enquadradas as práticas pedagógicas realizadas. Precede-se a componente investigativa onde é apresentado o trabalho resultante da planificação, implementação e avaliação de um conjunto de intervenções junto da turma de estágio do 5.º ano do 2.º CEB, cujo principal objetivo foi analisar o impacto que uma prática integrada tem no desenvolvimento da literacia estatística e na aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais. Neste trabalho entende-se as práticas integradas como uma abordagem estruturada e coerente do processo de ensino e de aprendizagem capaz de dar resposta às exigências da sociedade globalizada do século XXI, que requerem o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes de forma significativa e funcional. Neste sentido, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, sustentado por várias formas de recolha de dados: observação participante, notas de campo, análise documental das produções escritas dos alunos e interações entre a professora/investigadora e os alunos. As conclusões desta investigação indicam que a prática integrada. promove aprendizagens significativas, contribuindo para o desenvolvimento da literacia estatística e para a aprendizagem de domínios específicos das CN e ainda, assume um papel de relevo no desenvolvimento da cidadania dos alunos O terceiro capítulo - componente reflexiva - abarca uma análise crítica das práticas pedagógicas implementadas no 1.º CEB e no 2.ºCEB e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando.pt_PT
dc.identifier.tid202381692pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31115
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiteracia Estatísticapt_PT
dc.subjectCiências Naturaispt_PT
dc.subjectPráticas Integradaspt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.subjectEnsino Básico 2º Ciclopt_PT
dc.titleLiteracia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
BRUNA_CARVALHO.pdf
Size:
2.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: