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Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- | |
dc.contributor.author | Carvalho, Bruna Neto | |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T14:24:44Z | |
dc.date.available | 2020-01-28T14:24:44Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O presente relatório final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete a experiência e o trabalho desenvolvido nos estágios realizados nesta etapa do percurso formativo. A estrutura do relatório está dividida em três componentes: a introdução, a componente investigativa e a componente reflexiva. Na introdução, são enquadradas as práticas pedagógicas realizadas. Precede-se a componente investigativa onde é apresentado o trabalho resultante da planificação, implementação e avaliação de um conjunto de intervenções junto da turma de estágio do 5.º ano do 2.º CEB, cujo principal objetivo foi analisar o impacto que uma prática integrada tem no desenvolvimento da literacia estatística e na aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais. Neste trabalho entende-se as práticas integradas como uma abordagem estruturada e coerente do processo de ensino e de aprendizagem capaz de dar resposta às exigências da sociedade globalizada do século XXI, que requerem o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes de forma significativa e funcional. Neste sentido, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, sustentado por várias formas de recolha de dados: observação participante, notas de campo, análise documental das produções escritas dos alunos e interações entre a professora/investigadora e os alunos. As conclusões desta investigação indicam que a prática integrada. promove aprendizagens significativas, contribuindo para o desenvolvimento da literacia estatística e para a aprendizagem de domínios específicos das CN e ainda, assume um papel de relevo no desenvolvimento da cidadania dos alunos O terceiro capítulo - componente reflexiva - abarca uma análise crítica das práticas pedagógicas implementadas no 1.º CEB e no 2.ºCEB e do seu contributo para o desenvolvimento profissional do mestrando. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202381692 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31115 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Literacia Estatística | pt_PT |
dc.subject | Ciências Naturais | pt_PT |
dc.subject | Práticas Integradas | pt_PT |
dc.subject | Formação de Professores | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 2º Ciclo | pt_PT |
dc.title | Literacia estatística e aprendizagem de domínios específicos das ciências naturais: contributo de uma prática integrada no 2º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |