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Abstract(s)
O presente estudo teve como objetivo avaliar as potencialidades da inserção das
especialidades de condutor de viaturas blindadas do Exército Português no Regime de
Contrato Especial, com foco nos domínios do recrutamento, retenção e reinserção dos
militares. O trabalho partiu da constatação do elevado número de militares da categoria de
Praça que abandonam precocemente as fileiras devido à limitação temporal dos contratos
atualmente em vigor.
Para cumprir este objetivo, foi adotada uma metodologia de natureza mista, assente
na análise documental e na aplicação de um inquérito por questionário a 115 militares
condutores de viaturas Leopard 2 A6, PANDUR II 8x8 e M113, pertencentes a várias
Unidades do Exército Português. O tratamento dos dados foi complementado com estudos
prévios sobre o Regime de Contrato Especial e as suas aplicações funcionais.
Os resultados demonstram que a maioria dos condutores ingressa por gosto pela
condução e considera que a integração da sua especialidade no Regime de Contrato Especial
poderia não só aumentar a atratividade da carreira como também melhorar as condições de
retenção. Verificou-se ainda que muitos militares considerariam permanecer mais tempo ao
serviço caso tivessem acesso aos benefícios deste regime de contrato. Além disso, foi
identificado um forte potencial de reinserção na vida civil, sobretudo em áreas como
transportes e logística, graças às competências adquiridas durante o serviço.
Conclui-se, portanto, que a integração das especialidades de condutor de viaturas
blindadas no Regime de Contrato Especial representa uma oportunidade para otimizar os
investimentos em formação, melhorar a gestão de recursos humanos e reforçar a
continuidade operacional do Exército Português.
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Condutor Viaturas Blindadas Exército Português Regime de Contrato Especial
Pedagogical Context
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