Repository logo
 
Publication

ACULTURAÇÃO: DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO IMIGRANTE EM PORTUGAL

dc.contributor.advisorTorres, Zélia
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Maria da Silva
dc.date.accessioned2018-03-06T16:45:21Z
dc.date.available2018-03-06T16:45:21Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractFormulou-se como principal objetivo de estudo: “a análise da aculturação: dificuldade no processo de ensino e aprendizagem do imigrante em Portugal”. Colocou-se como questões norteadoras: as variáveis relacionadas à aculturação interferem no processo de ensino-aprendizagem do aluno imigrante? Quais as dificuldades verificadas na aculturação no aluno imigrante com vista à estratégia de melhoria? Muito embora, os resultados não se terem esgotado a partir deste estudo pretendeu-se contribuir para a (re)formulação das estratégias de melhoria no processo de ensino-aprendizagem de alunos imigrantes no nível superior. A metodologia teve caráter qualitativo, realizado através de pesquisa direta e da observação participante desenvolvida junto dos imigrantes cujo objetivo foi aferir as dificuldades de aprendizado do aluno imigrante, e refletir sobre os conceitos do desenvolvimento humano e psicopedagogia. Procurou-se debater sobre as questões relacionadas a diferenças sociais e culturais (aculturação) dentre outras que interferem no processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que as variáveis relacionadas à aculturação interferem no processo de ensino-aprendizagem do aluno imigrante sendo que a principal dificuldade refere-se à competência linguística que faz parte integrante da cultura e está intimamente ligada a integração social e ao conflito de culturas. Observou-se que as dificuldades verificadas na aculturação do aluno imigrante com vista à estratégia de melhoria decorrem de causas materiais, sociais e intrínsecas. Devendo neste caso, existir mais atenção por parte dos educadores, mais atenção por parte das instituições aos problemas dos alunos, maior inclusão, menos discriminação e um ensino mais multiculturalpt_PT
dc.description.abstractWas formulated main objective of the study: the analysis of acculturation: difficulty in teaching and learning process of immigrants in Portugal. It was placed as guiding questions: the variables related to acculturation interfere with the immigrant student teaching-learning process? What are the difficulties involved in acculturation in immigrant student with a view to improvement strategy? Although the results are not exhausted in this discussion from this study aims to contribute subsidies to the (re) formulation of improvement strategies in the teaching-learning process immigrant students at the college level. The methodology is quantitative and qualitative nature, carried out by the researcher through direct research and participant observation was developed with migrants in order to address the learning difficulties of the immigrant student, and reflect on the concepts of developmental psychology, human development and educational psychology. Sought to discuss issues related to social and cultural differences (acculturation) among others that interfere with teaching and learning. It was concluded that the variables related to acculturation interfere in the teaching-learning process of the immigrant student, and the main difficulty refers to the linguistic competence that is an integral part of the culture and is closely linked to social integration and cultural conflict. It was observed that the difficulties encountered in the acculturation of the immigrant student with a view to the improvement strategy stem from material, social and intrinsic causes. In this case, there should be more attention on the part of the educators, more attention on the part of the institutions to the students' problems, greater inclusion, less discrimination and more multicultural teaching.pt_PT
dc.identifier.tid201871955pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21891
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectaculturaçãopt_PT
dc.subjectprocesso de ensino-aprendizagem do imigrantept_PT
dc.subjectimigrante em Portugalpt_PT
dc.subjectimigraçãopt_PT
dc.subjectlíngua falada e escritapt_PT
dc.subjectrelações interpessoaispt_PT
dc.subjecttradiçõespt_PT
dc.subjectteaching-learning process of the immigrantpt_PT
dc.subjectacculturationpt_PT
dc.subjectimmigrant in portugalpt_PT
dc.subjectimmigrationpt_PT
dc.subjectspoken and written languagept_PT
dc.subjectinterpersonal relationshipspt_PT
dc.subjecttraditionspt_PT
dc.titleACULTURAÇÃO: DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO IMIGRANTE EM PORTUGALpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameCiências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese para entregadefinitiva.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: