Publication
ACULTURAÇÃO: DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO IMIGRANTE EM PORTUGAL
dc.contributor.advisor | Torres, Zélia | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Maria da Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-03-06T16:45:21Z | |
dc.date.available | 2018-03-06T16:45:21Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Formulou-se como principal objetivo de estudo: “a análise da aculturação: dificuldade no processo de ensino e aprendizagem do imigrante em Portugal”. Colocou-se como questões norteadoras: as variáveis relacionadas à aculturação interferem no processo de ensino-aprendizagem do aluno imigrante? Quais as dificuldades verificadas na aculturação no aluno imigrante com vista à estratégia de melhoria? Muito embora, os resultados não se terem esgotado a partir deste estudo pretendeu-se contribuir para a (re)formulação das estratégias de melhoria no processo de ensino-aprendizagem de alunos imigrantes no nível superior. A metodologia teve caráter qualitativo, realizado através de pesquisa direta e da observação participante desenvolvida junto dos imigrantes cujo objetivo foi aferir as dificuldades de aprendizado do aluno imigrante, e refletir sobre os conceitos do desenvolvimento humano e psicopedagogia. Procurou-se debater sobre as questões relacionadas a diferenças sociais e culturais (aculturação) dentre outras que interferem no processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que as variáveis relacionadas à aculturação interferem no processo de ensino-aprendizagem do aluno imigrante sendo que a principal dificuldade refere-se à competência linguística que faz parte integrante da cultura e está intimamente ligada a integração social e ao conflito de culturas. Observou-se que as dificuldades verificadas na aculturação do aluno imigrante com vista à estratégia de melhoria decorrem de causas materiais, sociais e intrínsecas. Devendo neste caso, existir mais atenção por parte dos educadores, mais atenção por parte das instituições aos problemas dos alunos, maior inclusão, menos discriminação e um ensino mais multicultural | pt_PT |
dc.description.abstract | Was formulated main objective of the study: the analysis of acculturation: difficulty in teaching and learning process of immigrants in Portugal. It was placed as guiding questions: the variables related to acculturation interfere with the immigrant student teaching-learning process? What are the difficulties involved in acculturation in immigrant student with a view to improvement strategy? Although the results are not exhausted in this discussion from this study aims to contribute subsidies to the (re) formulation of improvement strategies in the teaching-learning process immigrant students at the college level. The methodology is quantitative and qualitative nature, carried out by the researcher through direct research and participant observation was developed with migrants in order to address the learning difficulties of the immigrant student, and reflect on the concepts of developmental psychology, human development and educational psychology. Sought to discuss issues related to social and cultural differences (acculturation) among others that interfere with teaching and learning. It was concluded that the variables related to acculturation interfere in the teaching-learning process of the immigrant student, and the main difficulty refers to the linguistic competence that is an integral part of the culture and is closely linked to social integration and cultural conflict. It was observed that the difficulties encountered in the acculturation of the immigrant student with a view to the improvement strategy stem from material, social and intrinsic causes. In this case, there should be more attention on the part of the educators, more attention on the part of the institutions to the students' problems, greater inclusion, less discrimination and more multicultural teaching. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201871955 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/21891 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | aculturação | pt_PT |
dc.subject | processo de ensino-aprendizagem do imigrante | pt_PT |
dc.subject | imigrante em Portugal | pt_PT |
dc.subject | imigração | pt_PT |
dc.subject | língua falada e escrita | pt_PT |
dc.subject | relações interpessoais | pt_PT |
dc.subject | tradições | pt_PT |
dc.subject | teaching-learning process of the immigrant | pt_PT |
dc.subject | acculturation | pt_PT |
dc.subject | immigrant in portugal | pt_PT |
dc.subject | immigration | pt_PT |
dc.subject | spoken and written language | pt_PT |
dc.subject | interpersonal relationships | pt_PT |
dc.subject | traditions | pt_PT |
dc.title | ACULTURAÇÃO: DIFICULDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO IMIGRANTE EM PORTUGAL | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências | |
thesis.degree.name | Ciências da Educação | pt_PT |