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Advisor(s)
Abstract(s)
Enquadramento: A transição para o ensino superior representa um período de mudança em que o jovem se depara com novas vivências, com implicações no seu estilo de vida.
Objetivo: Identificar os domínios dos Estilos de vida dos estudantes do ensino superior que necessitam de intervenção.
Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, transversal, com uma amostra de 522 estudantes do ensino superior. Questionário de Estilos de Vida Fantástico. Análise estatística em IBM SPSS Statistics 25.0.
Resultados: Mediana de idade 22 anos, 78,4% sexo feminino. Dos 522 estudantes, 17,8% excesso peso; 6,3 % obesidade; 14.4% portadores de doença crónica; 35,6% apresentaram Estilos de Vida Muito Bom e 20,1% Estilos de Vida Bom. Destacou-se pela negativa Comportamentos Saúde e Sexual (x̄ = 8,97/24), Trabalho/Tipo Personalidade (x̄ = 6,82/12). Há diferenças significativas no score global do questionário (U = 19785,00; p < 0,05) para estudantes as mulheres com melhor Estilo de Vida (x̄ = 89,16; DP = 12,75); e em função Ano do curso (H = 18,80; p < 0,01).
Conclusão: A avaliação dos Estilos de Vida permitiu caraterizar os focos de intervenção e orientar intervenções de promoção da saúde.
Description
Keywords
Estilo de vida Estudantes Universidade Promoção da saúde
Citation
Ferreira, M. M. S. V., Santos, J. M., Sampaio, F., Moreira, M. T., Nogueira, A., Guerra, M., & Brito, I. (2023). Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde. Revista de Enfermagem Referência, 6(2), 1–10. https://doi.org/10.12707/RVI22022