Repository logo
 
Publication

A inclusão do portador de deficiência auditiva na educação regular: métodos de comunicação a utilizar

dc.contributor.advisorAraújo, Luísa
dc.contributor.authorFeijão, Teresa Maria Nunes
dc.date.accessioned2015-05-12T12:36:44Z
dc.date.available2015-05-12T12:36:44Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da Educação Especial- Domínio Cognitivo e Motor e teve como tema a inclusão de crianças com deficiência auditiva nas escolas de ensino regular, mais especificamente as estratégias de comunicação utilizadas para a sua inclusão. Assim sendo, definiu-se como objetivo para este estudo identificar as estratégias de comunicação que facilitam a inclusão de alunos portadores de deficiência auditiva no ensino regular. Utilizaram-se como métodos de recolha de dados a entrevista e a observação direta de aulas. As entrevistas foram aplicadas aos pais do aluno portador de deficiência auditiva, à professora do ensino regular, à Terapeuta da Fala e à professora de Ensino Especial. O trabalho foi realizado num Agrupamento Vertical do conselho de Salvaterra de Magos. A análise das aulas assistidas, permitiu verificar que o aluno portador de deficiência auditiva gosta de estar na escola. Sente-se incluído na turma e é acompanhado durante as aulas pela professora de Ensino Especial que se senta ao seu lado. Trabalha em grupo com os colegas em contexto sala de aula, e brinca no recreio com os colegas ouvintes sem haver exclusão pela parte destes. O aluno tem apoio individual com a professora de português do ensino regular todas as quintas feiras e também alguns dias da semana com a professora do Ensino Especial para ajudar o aluno a colmatar as dificuldades de aprendizagem apresentadas fora do contexto sala de aula. Assim podemos concluir que, com o apoio dos alunos ouvintes e professores, o aluno portador de deficiência auditiva se sente incluído no ensino regular.por
dc.identifier.tid201855941
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8585
dc.language.isoporpor
dc.subjectDeficiência auditivapor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectImplante Coclearpor
dc.subjectEstratégias Educativaspor
dc.subjectInclusão/Integraçãopor
dc.titleA inclusão do portador de deficiência auditiva na educação regular: métodos de comunicação a utilizarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Necessidades Educativas Especiaispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tesemestrado Teresa Feijão.pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: