Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aprender a escutar as crianças

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DAISY_LOURO.pdf4.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório define e explicita as contribuições da abordagem Reggio Emilia no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil para o desenvolvimento e construção de indivíduos críticos, democráticos e autónomos tendo como base a reflexão sobre a realidade vivenciada. A educação infantil é um primeiro contacto da criança com uma instituição educacional. Esse primeiro contacto deve ser realizado num ambiente propício ao desenvolvimento das qualidades humanas, pois terá um lugar determinante na vida da criança e é nesse contacto que a criança cria uma visão sobre a escola, o professor e o conhecimento. O Jardim-de-infância e o educador têm um papel fundamental nessa etapa da vida da criança. A escola assume cada vez mais um papel relevante no desenvolvimento da criança pois é onde passa a maior parte do seu dia. Hoje os pais não querem simplesmente deixar os seus filhos aos cuidados de alguém, querem acima de tudo que seus filhos tenham um acompanhamento de qualidade, onde possam participar ativamente na vida escolar dos seus educandos. A abordagem Reggio Emilia privilegia a participação dos pais e familiares em todo o processo de ensino e aprendizagem da criança, onde a criança é construtora da sua própria aprendizagem. Os educadores de infância em Reggio Emilia registam e documentam todo o processo tornando visíveis as aprendizagens das crianças. O espaço deve ser flexível, favorecer a interação e a aprendizagem e facilitar o diálogo e comunicação entre os vários ambientes.

Description

Keywords

Educação Pré-Escolar Práticas Educativas Prática Pedagógica

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue