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Abstract(s)
O propósito deste texto é reflectir sobre os objectivos e
metodologias de ensino dos assuntos de segurança e defesa.
A sociologia militar francesa contrasta com a realidade
de outros modelos tais como o americano ou o europeu.
Segundo o autor, este tipo de ensino serve para incrementar
a profissionalização dos quadros militares do futuro, sensibilizar
a opinião pública, para fomentar o debate entre os
meios civil e militar e manter uma base de peritos em
assuntos de defesa independente do sector privado, a
custos reduzidos.
Estas iniciativas podem ser alcançadas através da mobilidade
de profissionais especializados – para evitar a segregação
intelectual de áreas de estudo – e do aprofundamento
da ligação entre a cidadania e a defesa. Infelizmente, existe
ainda um preconceito contra os cientistas sociais que se
ocupam destas matérias. Por este motivo é necessário
promover a pesquisa e formação nesta área.
Na verdade, os países anglo-saxónicos estão mais avançados
que a Europa continental estando os Estados Unidos
e o Reino Unido na vanguarda do ensino e da investigação
em defesa e segurança.
Por fim, o modelo aplicado do sistema de formação/decisão
nos temas de defesa e segurança deve ser pluralista;
nem demasiado centralizado nem demasiado disperso.
Description
Keywords
Sociologia militar Segurança Defesa Ensino superior Investigação Cidadania Forças Armadas Sociedade civil Opinião publíca UE (a partir de 1993) França Reino Unido EUA
