Repository logo
 
Publication

A Relação entre os gestos corporais e o ensino da expressividade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRosa, Joaquim
dc.contributor.authorMelo, Madalena
dc.date.accessioned2018-09-14T11:33:25Z
dc.date.available2018-09-14T11:33:25Z
dc.date.issued2015-02-12
dc.description.abstractO presente documento é constituído por duas partes. A primeira parte consiste no relatório do estágio profissional realizado na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN). Este estágio decorreu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino de Música, frequentado pela estagiária no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada (ISEIT) entre 2012 e 2014. Vários aspectos fundamentais do estágio são aqui descritos, sempre que possível de forma crítica e reflexiva: estrutura e objectivos do estágio, instituição de acolhimento, calendarização do estágio, participação da estagiária nas actividades da EMCN, planificação e implementação de actividades na EMCN por parte da estagiária, reflexão final. A segunda parte deste trabalho consiste no projecto de investigação levado a cabo durante o estágio. O tema desta investigação é a relação entre os gestos corporais e o ensino da expressividade. Recolheram-se dados secundários acerca da temática em causa através de uma revisão da literatura. Este foi o ponto de partida para a colocação de duas hipóteses: (1) Será uma prática comum no ensino da música utilizar-se os gestos corporais como estratégia didáctica para trabalhar a expressividade? (2) Poderá um trabalho pedagógico exclusivo em torno dos gestos corporais facilitadores do som e descritivos do som contribuir, a curto prazo, para uma melhoria do nível de expressividade dos alunos, concretamente no que diz respeito ao som por eles produzido? Procurámos responder a estas questões com uma recolha de dados primários. Esta recolha fez-se através de um questionário realizado aos professores de cordas friccionadas da EMCN e de um estudo experimental realizado com dois alunos de viola de arco também da EMCN.pt_PT
dc.identifier.tid201453878pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24131
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio profissionalpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEnsino especializado de músicapt_PT
dc.subjectEnsino aprendizagem da viola de arcopt_PT
dc.subjectGestos corporais musicaispt_PT
dc.subjectEnsino- aprendizagem da expressividade musicalpt_PT
dc.titleA Relação entre os gestos corporais e o ensino da expressividadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Madalena Melo.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: