Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A avaliação curricular na PSP e a justiça organizacional

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho teve como objetivo analisar a avaliação curricular, em vigor nos concursos de promoção da Polícia de Segurança Pública, nomeadamente no que concerne ao seu alinhamento com a doutrina alusiva à justiça organizacional. Com este fim, foi efetuada uma revisão de literatura referente à justiça organizacional e gestão de desempenho e a ligação com a intenção de saída, retenção de talentos, perceção do sistema de recompensas, avaliação de desempenho e comprometimento organizacional. Foi ainda estudada a avaliação curricular utilizada na PSP. Foram examinadas as listas de ordenação da amostra em estudo e feitas simulações retirando os itens mais influentes da fórmula, que não se encontram de acordo com o estado da arte relativa a justiça organizacional. A análise estatística levada a cabo sustenta que a fórmula utilizada é fortemente influenciada pelas recompensas e a antiguidade relativa. As simulações efetuadas demonstram uma reordenação expressiva dos candidatos, bem como um decréscimo generalizado nas classificações quando não contabilizados as recompensas e a antiguidade relativa. Sugere-se uma revisão da fórmula em vigor com maior critério e melhor ponderação dos fatores discutidos, e eventual não contabilização para efeitos curriculares.
The present study aims to analyze the curricular evaluation used in the promotional procedures of the Portuguese Public Security Police (PSP), concerning its alignment with the organizational justice literature. A literature review was conducted on organizational justice and performance management as well as their relation with turnover, talent retention, perception of the reward system, performance appraisal and organizational commitment. The curricular evaluation used in the PSP was also studied. Ranking lists of the sample under study were examined and simulations were elaborated by removing the most influential items from the formula which are not in line with the state of the art concerning perceived fairness literature. Statistical analysis showed that the formula used is strongly influenced by rewards and seniority. The simulations show an expressive reordering of candidates, as well as a generalized decrease in rankings when removed rewards and seniority from the formula. We suggest that the formula should be revised with greater criterion and better weighting of the items discussed, and possibly disregarding for curricular purposes.

Description

Keywords

avaliação curricular; Polícia de Segurança Pública; justiça organizacional; recompensas; antiguidade, : curricular evaluation; Portuguese Public Security Police; organizational justice; rewards; appraisal; seniority

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue