Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
30.44 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo resulta de uma intervenção realizada com uma aluna disléxica
que frequenta o 4ºano de escolaridade, no âmbito do trabalho de projeto do Mestrado de
Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor, da Escola Superior de Educação de Coimbra.
O trabalho inicia-se com uma abordagem teórica sobre as dificuldades específicas de
aprendizagem, e mais especificamente a Dislexia, sobre o funcionamento do cérebro e sua
implicação nos mecanismos de leitura e na escrita e sobre a identificação de
programas/instrumentos de avaliação e intervenção em problemas de leitura e escrita.
Pretendemos com este projeto implementar um plano de investigação mista, porque nos
parece o mais adequado ao estudo de caso único que iremos efetuar. A pergunta de partida
que se coloca é: Será que a implementação de um programa de reeducação disléxica
específico promove a leitura e a escrita na aluna disléxica?
Partindo da questão anterior, o nosso trabalho teve como objetivo geral a melhoria das
competências de leitura e escrita de uma aluna do 4º ano com dificuldades específicas de
aprendizagem (Dislexia) mediante a aplicação do Programa de Intervenção Pedagógica de
Helena Serra e Teresa Oliveira Alves e como objetivos específicos, a identificação das
alterações decorrentes da aplicação deste programa, avaliando quantitativamente a velocidade
de leitura, o tipo e a quantidade de erros dados num teste de leitura; o número de erros de
cópia e o número de erros de ditado, antes e após a intervenção, tendo aplicado uma
abordagem mista.
A reavaliação confirmou que a intervenção específica ocasionou melhorias na aprendizagem
da aluna uma vez que esta melhorou os resultados na velocidade de leitura, aumentou a
rapidez de realização da cópia mantendo o número de erros, diminuiu os erros de ditado e,
consequentemente, aumentou a autoestima.
A Dislexia acompanhará sempre esta aluna, mas com esta intervenção ela iniciou um caminho
com estratégias que a ajudarão a percorrer a sua formação com mais confiança nas suas
capacidades.
Description
Keywords
Dislexia Leitura Escrita Dificuldades Específicas de Aprendizagem