Publication
Educar na multiculturalidade:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Rosa | |
dc.contributor.author | Pinto, Ana Filipa | |
dc.date.accessioned | 2021-05-19T14:37:27Z | |
dc.date.available | 2021-05-19T14:37:27Z | |
dc.date.issued | 2021-01-13 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final visou compreender e identificar a influência das relações multiculturais na aprendizagem significativa das crianças na Educação Pré-Escolar. A presença da multiculturalidade nas escolas tem vindo a ser uma realidade cada vez mais evidente, traduzindo um crescimento substancial ano após ano, e colocando, assim, aos educadores de infância, desafios a enfrentar no âmbito da adaptação da sua prática pedagógica a este crescente contexto. Emergem desta realidade as relações entre crianças de diversas culturas, influenciando favoravelmente o seu desenvolvimento global e possibilitando a construção de um percurso de aprendizagens significativas, fruto da sua vantajosa inserção num contexto multicultural. De forma a validar a problemática definida, implementou-se uma metodologia de investigação qualitativa interpretativa. Como técnica de recolha de dados procedeu-se à realização de entrevistas de caráter semiestruturado a cinco educadores de infância, com vista à obtenção de resposta à problemática a investigar. De modo a desenvolver uma investigação eficiente, e com o intuito de recolher e registar intervenções das crianças no campo de estágio, utilizou-se o diário de bordo emergente da observação participante. A investigação permitiu-me adquirir conhecimentos sobre em que medida as relações multiculturais favorecem a aprendizagem significativa das crianças e, concomitantemente, o seu desenvolvimento global através da exemplificação de casos concretos. Paralelamente, possibilitou-me ampliar conhecimentos sobre como os educadores de infância atuam perante a multiculturalidade em sala de aula e quais as potencialidades e fragilidades da integração da diversidade cultural nas suas práticas pedagógicas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202725839 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36541 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Relações multiculturais | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento global | pt_PT |
dc.subject | Papel do Educador | pt_PT |
dc.title | Educar na multiculturalidade: | pt_PT |
dc.title.alternative | conceções, desafios e práticas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1