Repository logo
 
Publication

A gestão da formação na EFAPEL, S A A Formação orientada pela Gestão por Competências

dc.contributor.advisorLira, Miguel Maria Carvalho
dc.contributor.authorFernandes, Carina Sofia Sêco
dc.date.accessioned2021-06-01T16:58:50Z
dc.date.available2021-06-01T16:58:50Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Este estágio foi realizado na EFAPEL,SA, na unidade industrial de Serpins entre 26 de Novembro de 2019 e 14 de Agosto de 2020, com uma interrupção entre 16 de março e 16 de junho devido à pandemia que estamos a enfrentar. A partir da revisão de literatura efetuada ao longo do presente relatório, podemos verificar que as empresas apostam cada vez mais na formação dos seus colaboradores. Tal devese ao facto de estarmos perante um mundo em constante mutação, sendo essencial ter pessoas competentes capazes de se adaptarem aos desafios da envolvente. Há então uma crescente adesão da Gestão por Competências às várias práticas de Gestão de Recursos Humanos, sendo o foco deste relatório a Formação orientada pela Gestão por Competências. Esta concentra-se nos objetivos e competências essenciais para a organização de modo a ultrapassar as lacunas encontradas, aliando assim a formação com as estratégias da empresa. Com o presente trabalho pretende-se compreender o que é a Formação orientada pela Gestão por Competências e como esta é aplicada na EFAPEL,SA., tendo sido fulcral fazer um enquadramento teórico sobre a formação e o seu processo, assim como o modelo da gestão por competências, para que fosse possível cruzar os temas e entender a sua importância. Tal foi realizado através da leitura de obras literárias de autores conceituados na área da GRH e de artigos científicos. As atividades desenvolvidas ao longo deste estágio tiveram o seu foco nas diversas fases do processo de formação, isto é, o diagnóstico das necessidades de formação, a preparação, desenvolvimento e avaliação das ações de formação realizadas. Após a descrição das atividades realizadas e do processo de formação na EFAPEL,SA., foi realizada uma reflexão crítica dos mesmos, à luz da revisão de literatura realizada.pt_PT
dc.identifier.tid202730204pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36667
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectGestão por competênciaspt_PT
dc.subjectFormação orientada por competênciaspt_PT
dc.titleA gestão da formação na EFAPEL, S A A Formação orientada pela Gestão por Competênciaspt_PT
dc.title.alternativeA Formação orientada pela Gestão por Competênciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Carina_Fernandes.pdf
Size:
2.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format