Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.39 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Decorrente do atual contexto internacional, as informações militares enfrentam um
grande desafio, que se traduz na habilitação dos seus recursos humanos, carentes de
especialização nesta vertente. Com o presente trabalho pretende-se analisar o modelo
formativo de informações militares, em uso nas Forças Armadas Portuguesas e verificar de
que forma poderá ser otimizado.
A metodologia de investigação seguiu a lógica de um raciocínio indutivo, assente
numa estratégia qualitativa, baseando-se num desenho de pesquisa de estudo de caso, através
de uma análise documental e de conteúdo, com recurso a entrevistas semiestruturadas
efetuadas a especialistas em informações militares.
Identificaram-se as lacunas patentes no presente modelo formativo, tendo por base as
competências inerentes ao desempenho de funções de informações militares, bem como os
exemplos de outros modelos formativos praticados por países amigos, são apresentadas
propostas para a edificação de um modelo formativo de cariz conjunto, no seio das Forças
Armadas Portuguesas.
Concluiu-se que o modelo formativo atual se encontra descentralizado, sofrível de
coordenação e complementaridade, sendo possível otimizá-lo através de uma reformulação
assente em recursos e mecanismos já existentes, incrementando novos. Contribuindo assim,
para um salto qualitativo, no sentido de garantir a harmonização do conhecimento e permitir
o reconhecimento geral de uma competência específica. Abstract: Due to the current international context, Intelligence faces a great challenge, which
translates into the qualification of its human resources, lacking in specialization. The intend
of this work, is to analyze the Intelligence education model, in use in the Portuguese Armed
Forces and to verify how it can be optimized.
The research methodology followed the logic of an inductive reasoning, based on a
qualitative strategy and a case study research design, through a documentary and content
analysis, using semi-structured interviews with Intelligence specialists.
The gaps in the national education model were identified, and based on the
competencies inherent to the performance of Intelligence job descriptions, as well as
examples of other friend countries education models, proposals are presented for the
building of a joint education model within the Portuguese Armed Forces.
It was concluded that the current education model is decentralized, suffering from
coordination and complementarity, being possible to optimize it through a reformulation
based on existing resources and mechanisms, increasing others, thus contributing to a
qualitative leap, in order to ensure the harmonization of knowledge and allow the general
recognition of a specific competence.
Description
Keywords
Competências Eficiência Formação Informações militares Competencies Education & Training Efficiency Intelligence