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Perceção do estado de saúde da população docente e não docente: Projeto de desenvolvimento de competências Clínicas Especializadas em Enfermagem Comunitária na Área da Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública
| datacite.subject.fos | Ciências de Enfermagem | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Teixeira, Manuela Josefa | |
| dc.contributor.author | Guimarães, Catarina Moreira | |
| dc.date.accessioned | 2024-10-07T15:34:26Z | |
| dc.date.available | 2024-10-07T15:34:26Z | |
| dc.date.issued | 2024-07 | |
| dc.description.abstract | O relatório descreveu a) as a?vidades e experiências vivenciadas no contexto de estágio; b) o projeto de intervenção comunitária com base no planeamento em saúde e c) a consolidação de competências comuns do Enfermeiro Especialista e especificas ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na Área da Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. O úl?mo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publicado em 2023, alerta que apenas 50,1% dos portugueses, com 15 anos ou mais, classificam a sua saúde como “boa” ou “muito boa”, sendo inferior à média da OCDE estabelecida nos 69,8%. Com recurso ao planeamento em saúde, avaliou-se a perceção do estado de saúde da população docente e não docente de escolas pertencentes à área de intervenção das unidades onde se desenvolveu o estágio, elaborou-se um diagnós?co de situação de saúde, fixou-se os obje?vos e indicadores. Selecionou-se as estratégias de saúde Educação para a Saúde, Marke3ng Social e Parceria. Procedeu-se à elaboração e preparação do projeto Bem Estar em Ação, seguido da sua implementação com a concre?zação das a?vidades: o World Café: Por uma Melhor saúde; criação de um website; elaboração de cartazes e vídeos e, por úl?mo, o jogo Com a Saúde (Não) se Brinca. Realizou-se a monitorização até à conclusão do estágio, estando a avaliação final do projeto prevista para 2026. Foram também desenvolvidas outras a?vidades no âmbito da consecução dos obje?vos do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE) e do Plano Nacional de Saúde (PNS); da capacitação de comunidades; da vigilância epidemiológica, que contribuíram para a consolidação das competências comuns e especificas exigidas ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na Área da Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Está presente a análise e reflexão sobre como as a?vidades executadas contribuíram para o desenvolvimento das competências comuns e específicas. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The report described a) the ac?vi?es experienced during the internship; b) a community interven?on project based on health planning methodology and c) the consolida?on of common of the Specialist Nurse and specific skills for Nurses Specializing in Community Nursing in the area of Community Health and Public Health Nursing. The latest report from the Organiza?on for Economic Coopera?on and Development (OECD), published in 2023, shows that only 50.1% of Portuguese people, aged 15 or over, classify their health as “good” or “very good”, being lower than the OECD average established at 69.8%. By using health planning, the percep?on of the health status of the teaching and non-teaching popula?on of schools belonging to the interven?on area of the health units was assessed; a health diagnosis was established; priori?es were determined; objec?ves and indicators were set. The health strategies selected were Health Educa?on, Social Marke?ng and Partnership. A project called Bem-Estar em Ação was prepared, followed by its implementa?on with these ac?vi?es: World Café: Por Uma Melhor Saúde; a website was set up; posters and videos were created and, at last the game Com a Saúde (Não) se Brinca. Monitoring was carried out un?l the end of the internship and the final evalua?on of the project is scheduled for 2026. Likewise, other ac?vi?es were developed within the scope of achieving the goals of the Health Programs and Na?onal Health Plan; implemen?ng projects where nurses empower their community; being part of epidemiological surveillance, which contributed to the consolida?on of the common and specific skills required to nurses specializing in community nursing in the area of community health and public health nursing. Also includes an analysis and reflec?on on how the ac?vi?es developed contributed to the development of common and specific skills. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203690761 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/52431 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
| dc.subject | Saúde Pública | pt_PT |
| dc.subject | Perceção do estado de saúde | pt_PT |
| dc.subject | Bem-estar | pt_PT |
| dc.subject | Saúde Comunitária | pt_PT |
| dc.subject | Relatório de estágio | pt_PT |
| dc.title | Perceção do estado de saúde da população docente e não docente: Projeto de desenvolvimento de competências Clínicas Especializadas em Enfermagem Comunitária na Área da Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública | pt_PT |
| dc.title.alternative | Perception of the health status of teaching and non-teaching population: Project for the development of specialized clinical skills in community nursing in the area of Community Health Nursing and Public Health | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem do Porto | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem Comunitária, na área de enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública | pt_PT |
