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A cultura de segurança do cliente nas unidades de cuidados continuados integrados

dc.contributor.advisorLucas, Pedro Bernardes
dc.contributor.authorSantos, Susana Marisa Lourenço dos
dc.date.accessioned2016-11-25T09:44:44Z
dc.date.available2016-11-25T09:44:44Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionMestrado, Gestão em Enfermagem, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
dc.description.abstractA segurança do cliente, enquanto componente chave da qualidade dos cuidados de saúde, tem assumido, nos últimos anos, um interesse particular, não só para os clientes que desejam sentir-se seguros, mas também para os gestores e profissionais de saúde que tencionam prestar cuidados seguros, efetivos e eficientes. Em Portugal, as Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) são um dos contextos de internamento, sobre o qual a investigação ainda é residual na área da qualidade dos cuidados e segurança do cliente, o que constitui uma problemática complexa que merece uma análise detalhada dos seus mecanismos e processos envolvidos. A criação e a manutenção de uma cultura de segurança possibilitam a melhoria efetiva da segurança do cliente. Com base nestes pressupostos, a questão de investigação do presente estudo é: “Qual a cultura de segurança do cliente nas UCCI?”. Dada a natureza da problemática, este estudo é quantitativo, observacional-descritivo e transversal. A população-alvo é constituída por 86 enfermeiros, de 10 UCCI, tendo-se obtido uma taxa média de resposta de 72%, através da aplicação do questionário Nursing Home Survey on Patient Safety Culture (NHSPSC). O objetivo geral deste estudo é avaliar a cultura de segurança do cliente, percecionada pelos enfermeiros das UCCI. Dos resultados conclui-se que os enfermeiros percecionam que os clientes são bem cuidados, que os profissionais trabalham em equipa, que as organizações reconhecem o erro e desenvolvem estratégias para a sua resolução e que os superiores hierárquicos preocupam-se com os problemas de segurança. No entanto, verifica-se que ainda perpetua um ambiente punitivo, o que promove a subnotificação do erro, dificultando assim a aprendizagem organizacional. A cultura de segurança do cliente nas UCCI apresenta assim pontos fortes e oportunidades de melhoria com diferentes graus de prioridade. Os enfermeiros gestores devem encontrar estratégias para promover ou melhorar a cultura de segurança do cliente, consciencializando-se que desempenham um papel fulcral na determinação do ambiente da prática profissional das UCCI.
dc.formatapplication/pdf
dc.identifier.tid201205742
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16468
dc.language.isopor
dc.publisher[s.n.]
dc.subjectGestão em enfermagem
dc.subjectSegurança do doente
dc.titleA cultura de segurança do cliente nas unidades de cuidados continuados integrados
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesis

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