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Promoção de interações positivas através da implementação de um sistema de reforço em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais
| dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
| dc.contributor.author | Santos, Ana Carolina Novo dos | |
| dc.date.accessioned | 2019-03-14T10:59:37Z | |
| dc.date.available | 2019-03-14T10:59:37Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.description.abstract | O exercício educativo tem procurado progredir no sentido de uma escola para todos, isto é, uma escola preparada para se adaptar às carências e particularidades de cada aluno, independentemente, das dissemelhanças e dificuldades que patenteiam. A criança necessita, para o seu desenvolvimento pessoal, das relações que estabelece com os outros e é na escola, um dos principais pontos de interação das crianças e adolescentes, que adquire os instrumentos necessários para o seu progresso cognitivo e emocional. Neste sentido, o presente projeto deteve como principal objetivo aumentar a frequência das interações positivas numa criança com dificuldades cognitivas e comportamentais através da implementação de um Sistema de Reforço positivo. O projeto foi concretizado com uma criança de 10 anos, a frequentar uma turma do 4º ano de escolaridade, com dificuldades cognitivas e comportamentais, marcada por um baixo autoconceito, dificuldades em lidar com determinadas situações pessoais e dificuldades ao nível das relações interpessoais. A intervenção pedagógica, para fazer face às suas dificuldades, foi planeada e desenvolvida em conjunto com a professora da turma e decorreu em contexto de sala de aula. A análise dos dados recolhidos revela que a estratégia de intervenção resultou e as interações positivas mantiveram-se, posteriormente à aplicação do plano de intervenção. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202172694 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28063 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão | pt_PT |
| dc.subject | Interações Positivas | pt_PT |
| dc.subject | Dificuldades Cognitivas | pt_PT |
| dc.subject | Dificuldades Comportamentais | pt_PT |
| dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
| dc.title | Promoção de interações positivas através da implementação de um sistema de reforço em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |
